D. José Ornelas lançou o próximo biénio sobre «Juventude e Vocações»

Setúbal, 03 jul 2018 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal anunciou ao seu clero que vai conhecer a realidade juvenil local, dentro e fora da Igreja, nas visitas pastorais que vai realizar a todas as paróquias nos próximos dois anos.

“O objetivo fundamental será o de envolver e responsabilizar os jovens, num modo de ser participativo, criativo e interventivo, ao mesmo tempo que se cria uma mentalidade de abertura nas paróquias e vigararias”, disse D. José Ornelas na última reunião plenária do atual ano pastoral.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Setúbal informa que o clero sadino se reuniu com o seu bispo no dia 26 de junho, no Seminário de Almada.

D. José Ornelas explicou que a presença do bispo junto dos jovens, nas suas comunidades, “pretenderá dinamizar” o que as comunidades estão a fazer e “ajudar a mobilizar neste sentido”, afinal, “os jovens têm que ser os protagonistas da Igreja”.

As visitas pastorais do prelado vão ser realizadas no biénio 2018-2020 quando a Diocese de Setúbal vai dedicar-se ao tema da ‘juventude e vocações’ e bispo de Setúbal assinalou que a Pastoral Juvenil deve estar centrada no discernimento vocacional que não é só para a vida consagrada.

Neste contexto, D. José Ornelas anunciou a realização de um encontro com os crismados ao longo do último ano: “Temos que desafiar estes crismados a ser Igreja e a sair além das fronteiras da comunidade a que pertencem.”

Na reunião, o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude, o padre João Nabais Dias, apresentou a proposta de estrutura de Pastoral Juvenil e Vocacional que pretendem implementar em Setúbal e as linhas de ação.

Segundo a informação enviada à Agência ECCLESIA, a família, que foi o tema do biénio pastoral que agora termina, vai continuar a merecer atenção na diocese e o vigário pastoral, o padre Luís Ferreira, salientou que continua a ser necessária a ligação entre o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar e os movimentos ligados à família

CB/OC

Setúbal: Jovens e vocações são prioridade para próximos dois anos

Partilhar:
Share