«To be continued» (a ser continuado) é o desejo no fim dos trabalhos sinodais 

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Foto Ricardo Perna / Família Cristã

Cidade do Vaticano, 28 out 2018 (Ecclesia) – Os participantes no Sínodo dos Bispos dedicado às novas gerações, que se concluiu hoje no Vaticano, escreveram uma carta aos jovens de todo o mundo, “traduzido” num vídeo que procura ser viral.

“A vós, jovens do mundo, nós, Padres Sinodais, dirigimo-nos com uma palavra de esperança, confiança e consolação. Nestes dias, reunimo-nos para escutar a voz de Jesus, ‘o Cristo, eternamente jovem’, e reconhecer Nele as vozes dos jovens e os seus gritos de exultação, lamentos e silêncios”, assinala o texto, lido no final da Missa que assinalou o encerramento da assembleia sinodal, na Basílica de São Pedro.

Vários dos jovens participantes acompanharam a apresentação da mensagem, junto do secretário-geral do Sínodo, cardeal Lorenzo Baldisseri.

O documento, elaborado por uma comissão de 12 pessoas – bispos, jovens, convidados e representantes de outras confissões cristãs presentes na assembleia – evoca as “buscas interiores, as alegrias e as esperanças, as dores e angústias” que fazem parte da vida dos jovens.

Queremos que escuteis uma palavra nossa: desejamos ser colaboradores da vossa alegria, para que as vossas expectativas se transformem em ideais. Temos a certeza de que com a vossa vontade de viver, estais prontos a empenhar-vos para que os vossos sonhos tomem forma na vossa existência e na história humana”.

A carta pede aos jovens que confiem na Igreja, apesar das “fragilidades e pecados” dos seus membros, para criar “novos caminhos” que façam desparecer as “névoas da indiferença, da superficialidade, do desânimo”.

Quando o mundo, que Deus tanto amou a ponto de lhe doar seu Filho Jesus, é subordinado às coisas, ao sucesso imediato e ao prazer, pisando os mais fracos, ajudai-no a reerguer-se e a dirigir o seu olhar ao amor, à beleza, à verdade e à justiça”.

Após quase um mês de trabalhos conjuntos, os bispos e jovens que participaram no Sínodo mostram o desejo de “continuar o caminho” de encontro, em particular junto “dos mais frágeis, dos pobres, dos feridos pela vida”.

“Vós sois o presente, sede o futuro mais luminoso”, conclui a mensagem sinodal.

Também a assinalar o final da assembleia sinodal, foi lançado um vídeo de dois minutos, através das contas do Sínodo 2018 nas redes sociais: “caminhar juntos”, “partilha”, “escuta, abertura”, “diálogo” são algumas das palavras-chaves dos testemunhos em várias línguas, intercalados por música rock e vários planos que se sucedem a alta velocidade, até acabar numa salva de palmas para os jovens.

“To be continued” (a ser continuado), conclui um dos bispos da assembleia sinodal.

O Sínodo 2018, iniciado a 3 de outubro, contou com a participação inédita de mais de três dezenas de jovens convidados e foi o primeiro a utilizar o português como língua oficial, nos trabalhos.

OC

Synod2018

#Synod2018 Almost one month in almost two minutes

Publicado por Synod2018 em Sábado, 27 de Outubro de 2018

A reportagem no Sínodo dos Bispos é realizada em parceria para a Agência Ecclesia, Família Cristã, Flor de Lis, Rádio Renascença e Voz da Verdade, com o apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre

Partilhar:
Share