Após quatro sessões com intervenções em plenário, iniciaram os trabalhos dos «Círculos Menores», nesta 15ª assembleia com um «Circulus Lusitanus»

Cidade do Vaticano, 06 out 2018 (Ecclesia) – D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família foi eleito relator do ‘Circulus Lusitanus’ do Sínodo dos Bispos, o grupo de trabalho em língua portuguesa da reunião que decorre no Vaticano.

O círculo menor em português do Sínodo dos Bispos, o ‘Circulus Lusitanus’,  é composto por padres sinodais, peritos, auditores e assistentes de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola  e Moçambique, apurou a Agência ECCLESIA.

O ‘Circulus Lusitanus’ tem por relator um dos dois bispos que representa a Conferência Episcopal Portuguesa, D. Joaquim Mendes, e por moderador o cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de vida apostólica.

A 15ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos decorre no Vaticano entre os dias 3 e 28 de outubro, tem por tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ e reúne 267 representantes dos episcopados católicos, além de especialistas e convidados, entre eles 34 jovens, com idades dos 18 aos 29 anos.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) está representada pelos presidentes das Comissões que acompanham Pastoral Juvenil e Vocações: D. Joaquim Mendes – bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família – e D. António Augusto Azevedo – bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Após a Missa e a sessão de abertura, no dia 3, os participantes no Sínodo dos Bispos realizaram intervenções na aula sinodal em quatro sessões, estando em discussão a I Parte do  ‘Intrumentum laboris’, que tem por tema “Reconhecer: a Igreja à escuta da realidade”.

A primeira sessão dos Círculos Menores iniciou na tarde desta sexta-feira e inclui, como nas intervenções na assembleia sinodal, o português entre as seis línguas oficiais.

PR

Partilhar:
Share