Solidariedade: Fundação Fé e Cooperação desafia sociedade a oferecer «Presentes Solidários»

«Dar a Duplicar!» é o lema da campanha de Natal que ajuda 13 causas em comunidades carenciadas

Lisboa, 05 nov 2016 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação lançou a campanha de solidariedade Presentes Solidários 2016 que vão “levar esperança a populações vulneráveis” e o desafio é “dar a duplicar” até ao dia 6 de janeiro de 2017.

“Esta é a forma de realizar algo diferente e contribuir verdadeiramente para a melhoria das condições de vida de tantas famílias dos países em desenvolvimento que, diariamente, se cruzam com dificuldades extremas”, refere a fundação ligada à Conferência Episcopal Portuguesa.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) informa que os 13 presentes do catálogo 2016 foram identificados pelos seus parceiros no terreno e selecionados de acordo com as “necessidades reais das comunidades”.

A iniciativa permite ajudar populações concretas em diversas áreas – educação, alimentação, saúde e infraestruturas – e a FEC observa que na sociedade atual, “mais do que nunca, existe a oportunidade” de aproximar continentes e aceitar o desafio da campanha solidária de Natal.

“Enquanto cidadãos do mundo, reconhecendo o nosso papel e as nossas responsabilidades individuais e coletivas na construção de um mundo melhor”, acrescenta.

Para além do presente solidário para uma comunidade de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Iraque Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, com o lema ‘Dar a Duplicar!’ pode-se fazer a encomenda em nome de outra pessoa que vai receber “um postal ilustrado” com a indicação dessa oferta.

“Contribui com o seu dinheiro para que uma família ou comunidade desfavorecida receba algo que lhe é verdadeiramente necessário e, simultaneamente, está ainda a surpreender o seu amigo, colega ou familiar”, explica a fundação.

A Fundação Fé e Cooperação informa também que o catálogo de Presentes Solidários 2016 tem novos presentes, já está disponível online, em www.presentessolidarios.pt/ e em cada um apresenta uma descrição do que se está a oferecer e metas a alcançar.

A campanha surgiu em 2006 e a OGND católica destaca ainda que ao longo dos anos já ofereceram através da contribuição de todos que compram presentes solidários “mais de 28.000 presentes” que deram “respostas concretas” a vários desafios.

A FEC trabalha com comunidades e parceiros em Portugal, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique nas áreas da educação, saúde, capacitação institucional e educação para o desenvolvimento e nasceu em 1990 por vontade da Igreja Católica em Portugal.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top