Instituto de Estudos de Religião promove ainda cursos de formação avançada, em maio

Lisboa, 19 abr 2018 (Ecclesia) – O Instituto de Estudos de Religião (IER), da Universidade Católica Portuguesa (UCP), vai promover a 4 de maio o colóquio ‘Religião, memória e identidade na Europa’.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o IER informa que o colóquio que se realiza pelo ‘Ano Europeu do Património Cultural’ começa às 09h30 e termina pelas 17h45, na sala de exposições, da UCP em Lisboa.

“Num momento em que as questões religiosas ocupam a agenda pública de muitas maneiras, urge reconhecer o lugar da memória religiosa nos processos de transmissão cultural e na construção das identidades”, desenvolve a organização.

Com o colóquio ‘Religião, memória e identidade na Europa’, o Instituto de Estudos de Religião pretende convidar para uma reflexão sobre “o papel da religião e da memória na Europa”, com um particular interesse pelos debates sobre a identidade e a cultura.

O evento é de entrada livre, mas com inscrição, e no programa destaca-se a abertura do presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, às 09h30.

Ao longo do dia vão ser refletidos três temas – ‘Comunidade, conflito e identidade – entre o universal e o particular’; ‘Património religioso e transmissão cultural – preservar e recriar’; ‘A Europa como cultura – literatura, tradução e memória’ – e o colóquio termina com a mesa-redonda ‘Testemunhos de uma Europa viva?’.

O IER divulga também que vai promover dois cursos de formação avançada em maio: ‘O essencial sobre o pensamento de Paulo’, da responsabilidade do vice-reitor da UCP, o padre José Tolentino Mendonça, todas as quartas-feiras do mês de maio, entre as 18h00 e as 19h15.

As inscrições terminam a 27 de abril e a formação pretende dar os “instrumentos necessários à compreensão do caráter inovador do pensamento de Paulo de Tarso”, como autor dos primeiros escritos do cristianismo e enquanto construtor da ideia de uma pertença comum.

O outro curso avançado do Instituto de Estudos de Religião é ‘O Livro dos Salmos: História e Literatura’, também às quartas-feiras do próximo mês, mas das 19h30 às 20h45, e coordenado pelo diretor da Faculdade de Teologia, da UCP, o padre João Lourenço.

CB/OC

Partilhar:
Share