Texto provisório tem como título «Pregai o Evangelho»

Cidade do Vaticano, 12 set 2018 (Ecclesia) – O conselho consultivo de cardeais criado pelo Papa em 2013 entregou hoje a sua proposta para uma nova Constituição Apostólica para a Cúria Romana, anunciou o Vaticano.

O documento que regulamenta atualmente os organismos centrais de governo da Igreja Católica é a constituição ‘Pastor Bonus’, assinada por São João Paulo II a 28 de junho de 1988.

A Santa Sé adianta que o esboço da nova constituição tem como título ‘Praedicate evangelium’ (Pregai o Evangelho) e vai ser submetida a uma “revisão estilística e a uma releitura canonística”.

Após 5 anos de trabalho, o Papa já criou dois novos dicastérios na Cúria Romana: ‘Leigos, Família e Vida’ e o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral; somam-se duas Secretarias, uma para a Economia e outra para a Comunicação.

Os membros do Conselho de Cardeais pediram a Francisco uma reflexão sobre “o trabalho, a estrutura e a composição” deste organismo, tendo em conta a idade de alguns dos seus membros.

A próxima reunião do chamado ‘C9’ vai decorrer de 10 a 12 de dezembro.

O conselho consultivo é coordenado pelo cardeal Oscar Maradiaga, de 75 anos; integra ainda os cardeais Giuseppe Bertello (75 anos); Francisco Errázuriz Ossa (85); Oswald Gracias (73); Reinhard Marx (64); Laurent Monsengwo Pasinya (78); Seán Patrick O’Malley (74); George Pell (77) e Pietro Parolin (63).

OC

Partilhar:
Share