Vaticano: Embaixador junto da Santa Sé deseja maior presença portuguesa

António de Almeida Lima apresentou obra «O Núncio Português», biografia de D. Manuel Monteiro de Castro

Foto: Principia Editora

Roma, 19 abr 2018 (Ecclesia) – O Instituto Português de Santo António, em Roma, acolheu esta quarta-feira a apresentação da obra ‘O Núncio Português’, biografia de D. Manuel Monteiro de Castro, assinala pela jornalista Rosário Lira.

António de Almeida Lima, embaixador português junto da Santa Sé, sublinhou durante a sessão que gostaria de ver uma maior presença portuguesa nas estruturas da Cúria Romana, admitindo alguma “resistência” ao envio de padres para este serviço.

O representante diplomático falou numa “perda” de força da língua portuguesa nas estruturas de governo central da Santa Sé, que apenas poderá ser contrariada com “maior pressão” dos países lusófonos.

António de Almeida Lima elogiou depois a “missão de paz” desenvolvida pelo cardeal Manuel Monteiro de Castro ao serviço da Igreja Católica, enquanto núncio apostólico, num serviço que também “ajudou a afirmar Portugal no mundo.”

Foto: Principia Editora

A obra ‘O Núncio Português’, com a chancela da Lucerna, evoca o percurso de vida de D. Manuel Monteiro de Castro, natural de Santa Eufémia de Prazins, Guimarães, onde nasceu a 29 de março de 1938; foi ordenado padre em 1961 e bispo em 1985, tendo sido criado cardeal pelo Papa Bento XVI, no dia 18 de fevereiro de 2012.

O livro quer ser um contributo para conhecer “a prestação de um português em diferentes países” como representante do Papa, afirma Rosário Lira, que pensou nesta obra quando fez uma entrevista a D. Manuel Monteiro de Castro, em 2010.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top