Novo livro apresenta reflexões de Francisco e 250 entrevistas, no projeto global «Partilhando a Sabedoria do Tempo»

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 23 out 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco apresenta hoje em Roma o novo projeto editorial que quer dar vida ao seu sonho de uma “aliança entre jovens e idosos”; com 250 entrevistas e reflexões do pontífice.

O evento decorre no Instituto Patrístico Augustinianum, no qual é lançado o livro ‘Partilhando a Sabedoria do Tempo’ (Loyola Press), com prefácio do próprio Papa, para quem “o homem foi criado por Deus para fazer história, não para sobreviver na selva da vida”.

Francisco responde a perguntas de um grupo de jovens e idosos, oriundos da Colômbia, Itália, Malta e Estados Unidos da América, incluindo o realizador Martin Scorsese.

A sessão conta com a participação do arcebispo do Panamá, D. José Domingo Ulloa Mendieta, presidente do Comité Organizador da Jornada Mundial da Juventude 2019, e do padre António Spadaro, jesuíta, diretor da revista ‘La Civiltà Cattolica’.

O projeto é lançado em nove línguas, recolhendo depoimentos de idosos em mais de 30 países, com a ajuda de ONG como ‘Unbound’ ou o Serviço Jesuíta aos Refugiados.

As histórias foram comentadas na obra pelo Papa em diálogo com o padre Antonio Spadaro, sendo lançadas no Vaticano durante os trabalhos do Sínodo dos Bispos, dedicado às novas gerações.

A vida, refere Francisco, “não é parte de um filme”, mas “uma aventura na qual é preciso lançar-se”.

O livro aborda temas como trabalho, o amor, a morte e a esperança.

A fé não é pagar a portagem para o Céu; não é pagar a salvação. É avançar em virtude da gratuidade de Deus, que quer apenas amar-nos e devolver-nos a nós próprios”.

O Papa deixa votos de que os avós sejam “sonhadores” e saibam “inspirar os jovens a correr em frente, com a criatividade da profecia”.

“Hoje, os jovens precisam dos sonhos dos idosos para terem esperança, para terem um amanhã”, escreve no prefacio da obra.

OC

A reportagem em Roma foi realizada em parceria para a Agência Ecclesia, Família Cristã, Flor de Lis, Rádio Renascença e Voz da Verdade

Partilhar:
Share