Iniciativa antecipou Dia Mundial de Consciencialização para esta doença, que será esta quinta-feira   

Foto Vatican News

Cidade do Vaticano, 20 jun 2018 (Ecclesia) – O Papa abençoou hoje no Vaticano um grupo de pessoas que padecem de Esclerose Lateral Amiotrófica, antes da audiência pública com os peregrinos na Praça de São Pedro.

De acordo com o serviço informativo da Santa Sé, pouco antes de dar início à audiência, “Francisco fez uma paragem breve, mas significativa, na Sala Paulo VI”, para se encontrar com aquelas pessoas mais fragilizadas.

O Papa argentino “saudou os doentes e convidou-os a acompanharem a audiência através de um ecrã gigante montado na sala. Depois assegurou-lhes as suas orações, pedindo ainda que também rezassem por ele”.

Antes de seguir para a Praça de São Pedro, Francisco rezou com os doentes “uma oração a Maria” e deixou a sua “bênção a todos”.

Este gesto do Papa como que antecipou o Dia Mundial de Conscientização para a Esclerose Lateral Amiotrófica, que vai ser assinalado esta quinta-feira.

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma “doença rara, neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela falência gradual das células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários do corpo”.

De acordo com os dados mais recentes, estima-se que esta doença afeta atualmente mais de 70 mil pessoas em todo o mundo.

Em Portugal, são pelo menos 800 as pessoas diagnosticadas com ELA, que contam com o apoio da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA).

JCP

Partilhar:
Share