Cidade do Vaticano, 22 mai 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco concedeu indulgências plenárias e parcial aos participantes do Encontro Mundial das Famílias 2018, que se vai realizar entre 21 e 26 de agosto, em Dublin, na Irlanda, tenham presença no local ou acompanhando “espiritualmente”.

A Penitenciaria Apostólica publicou um decreto onde informa que a indulgência plenária vai ser concedida nas “condições habituais”: Confissão sacramental, comunhão eucarística e orações de acordo com as intenções do Papa.

O documento, publicado esta segunda-feira, explica que a indulgência é atribuída aos fiéis que participem no Encontro Mundial das Famílias “com alma desapegada de qualquer pecado”, e tenham “devotadamente alguma função” no evento, “bem como de sua solene conclusão”, na presença do Papa Francisco.

Segundo o decreto quem não participar no encontro pode receber indulgências se estiverem “espiritualmente unidos aos fiéis presentes em Dublin, recitarem o Pai-Nosso, o Credo e outras orações devocionais para invocar da Divina Misericórdia os propósitos indicados acima, especialmente quando as palavras do Pontífice forem transmitidas na televisão e no rádio”.

Já a indulgência parcial vai ser concedida aos fiéis “sempre que, com um coração contrito, no tempo indicado, rezarem pelo bem das famílias”.

O sítio online informativo da Santa Sé contabiliza que já estão “cerca de 22 mil pessoas” inscritas de 103 nações.

“Com 28% dos menores de 18 anos, este Encontro Mundial das Famílias é o que tem o maior índice de jovens”, destaca o sítio ‘Vatican News’, dando conta que 3500 voluntários estão em formação.

O 9.º Encontro Mundial de Famílias, de 22 a 26 de agosto, tem como tema ‘O Evangelho da família, alegria para o mundo’, e vai ser o primeiro após as duas assembleias do Sínodo dos Bispos sobre a família.

“Por ocasião do próximo Encontro Mundial das Famílias, tenho a intenção de deslocar-me a Dublin, de 25 a 26 de agosto deste ano”, anunciou o Papa Francisco, a 21 de março, no final da audiência pública semanal, na Praça de São Pedro.

A última edição realizou-se na cidade norte-americana de Filadélfia e os Encontros Mundiais das Famílias que tiveram inicio em Roma, em 1994, repetem-se a cada três anos.

CB/PR

Partilhar:
Share