Vaticano: Papa pede a novo responsável pelo Opus Dei uma atenção especial às «periferias»

Francisco debateu com o monsenhor Fernando Ocáriz as prioridades desta prelatura para os próximos anos

Cidade do Vaticano, 06 mar 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco incentivou o novo responsável pelo Opus Dei a fazer do cuidado pelas periferias uma das suas maiores prioridades.

Naquela que foi a primeira audiência com o monsenhor Fernando Ocáriz, depois de este ter sido eleito a 24 de janeiro passado, o Papa argentino “encorajou o novo prelado do Opus Dei a levar em conta as periferias”, o serviço aos mais necessitados e marginalizados, conta a Rádio Vaticano.

Exortou ainda o mesmo responsável a cuidar da atenção a setores como “a classe média" e "os âmbitos profissional e intelectual”.

O monsenhor Fernando Ocáriz Braña, de 72 anos, foi confirmado por Francisco como novo responsável do Opus Dei na sequência da morte do anterior prelado, D. Javier Echevarría, falecido em Roma em 12 de dezembro de 2016.

Durante a audiência, Fernando Ocáriz agradeceu a proximidade do Papa durante aquele momento mais difícil.

Em cima da mesa estiveram também “as prioridades pastorais” que o Opus Dei definiu para os próximos anos: a família, os jovens e uma sensibilidade proativa para com as pessoas mais necessitadas”.

Depois de deixar também as suas sugestões, o Papa Francisco enalteceu o “trabalho” que o Opus Dei promove “em todo o mundo”.

Sobretudo “na atenção espiritual às pessoas”, na promoção do “ecumenismo nos países de minoria católica” e na implementação de “projetos sociais de integração”, adianta a Rádio Vaticano.

O encontro entre o Papa e o monsenhor Fernando Ocáriz teve lugar na última sexta-feira, dia 3 de março, e contou ainda com a participação do vigário-geral do Opus Dei, o padre Mariano Fazio.

O Opus Dei foi fundada por São Josemaria Escrivá em 1928 e é uma prelatura pessoal da Igreja Católica – figura pastoral prevista no Concílio Vaticano II – que “sensibiliza” os cristãos para a importância religiosa da “vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho”.

 Oferece ainda uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal.

Atualmente no mundo cerca de 93 mil pessoas pertencem ao Opus Dei: 2083 são sacerdotes, e aproximadamente 57 por cento são mulheres; em Portugal a prelatura começou o trabalho estável em 1946.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top