Cidade do Vaticano, 04 dez 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco fez hoje uma visita-surpresa à Biblioteca Apostólica do Vaticano, onde foi recebido pelo arcebispo português D. José Tolentino Mendonça.

A conta oficial da Biblioteca, @VaticanLibrary, publicou várias fotos da visita, com o pontífice e o arquivista e bibliotecário da Santa Sé.

A Biblioteca Apostólica do Vaticano apresenta-se como “instrumento da Igreja para o desenvolvimento, a conservação e a divulgação da cultura” e foi constituída pelos Papas, nas suas várias secções oferece “tesouros riquíssimos de ciência e de arte aos estudiosos que investigam a verdade”.

D. José Tolentino Mendonça iniciou funções na Santa Sé a 1 de setembro.

O Papa Francisco nomeou, a 26 de junho, o sacerdote madeirense como arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, elevando-o à dignidade de arcebispo.

Biblista, investigador, poeta e ensaísta, Tolentino Mendonça foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República, em 2015.

OC

 

Partilhar:
Share