«Diálogo é o melhor antídoto para o extremismo», destacaram Francisco e Mar Gewargis III

Foto Vatican Media

Cidade do Vaticano, 09 nov 2018 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje o patriarca da Igreja Assíria do Oriente, Mar Gewargis III, numa audiência dominada pela situação difícil que os cristãos estão a enfrentar no Médio Oriente.

De acordo com a sala de imprensa da Santa Sé, Francisco acolheu Mar Gewargis III com uma saudação de “paz” e recordou todos quantos hoje são “vítimas de violência e frequentemente forçados a deixar as suas terras”, por causa da sua fé, no Iraque e na Síria.

“De facto, nós partilhamos o grande sofrimento que resulta da situação trágica dos nossos irmãos e irmãos no Médio Oriente”, salientou o Papa argentino, que depois relevou o clima de comunhão e unidade existente entre as várias comunidades cristãs, algo que ajuda a enfrentar o atual clima de adversidade.

“Eles percorrem a via-sacra no encalço dos passos de Cristo, e mesmo pertencendo a diferentes comunidades, vivem entre eles relações fraternas e afirmam-se deste modo como as nossas testemunhas de unidade”, salientou o Papa.

No final do encontro, foi emitida uma “declaração comum”, de Francisco e Mar Gewargis III, em que os dois líderes religiosos mostram o seu empenho em “serem juntos uma voz a favor daqueles que não têm voz”, em particular “os cristãos perseguidos”.

“Juntos vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para aliviar o seu sofrimento e ajudar as pessoas a encontrarem um modo de começar uma vida nova. Não é possível imaginar o Médio Oriente sem cristãos”, reforçaram os dois responsáveis.

O Papa e o patriarca da Igreja Assíria do Oriente sustentaram ainda a necessidade de privilegiar o “diálogo inter-religioso” em ordem a contribuir para um clima de maior “abertura, verdade e amor”.

“Este diálogo é o melhor antídoto para o extremismo, que hoje ameaça os crentes de todas as religiões”, afirmaram.

Francisco e Mar Gewargis III terminaram o seu encontro com um apelo à oração por todas as comunidades cristãs perseguidas.

JCP

Partilhar:
Share