Na peregrinação diocesana ao santuário mariano na Serra d’Arga

Foto: Diocese de Viana do Castelo

Viana do Castelo, 02 jul 2018 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo coroou a imagem de Nossa Senhora da Conceição do Minho na peregrinação diocesana ao santuário no alto da Serra d’Arga, este domingo, “uma tradição” iniciada em 1955.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano de Comunicação Social de Viana do Castelo informa que a coroação de Nossa Senhora da Conceição do Minho realizou-se depois da homilia de D. Anacleto Oliveira que a benzeu.

Segundo o bispo diocesano, o gesto significou o reconhecimento de Maria como “modelo de fé” para Viana do Castelo”, por parte dos crentes.

A devoção a Nossa Senhora do Minho surgiu em 1945 e a primeira peregrinação anual efetuou-se no dia 31 de maio de 1955.

“Os santuários contribuem, de modo único, para a vida da diocese, porque, apesar de estarem situados em paróquias concretas, estão abertos a todos, não têm fronteiras, permitindo a cada um sair da sua Paróquia e, por conseguinte, sentir-se mais diocesano”, explicou o prelado.

No santuário mariano na Serra d’Arga, D. Anacleto Oliveira explicou que esse lugar de culto está relacionado “de modo muito próprio com a identidade do Povo Alto-Minhoto” e realçou como “feliz a hora” em que tiveram “a ideia de vestir Nossa Senhora à minhota”.

O bispo de Viana sob o mote da gratidão, que inspira a diocese no Ano Jubilar que celebra os 40 anos de criação dessa Igreja, agradeceu às pessoas mais diretamente ligadas ao santuário mariano, como o vigário-geral monsenhor Sebastião Ferreira, à confraria e a todos os peregrinos.

No final da celebração, monsenhor Sebastião Ferreira recordou a peregrinação diocesana da imagem de Maria, desde 28 de janeiro, e “desde aí Maria não teve paragem”.

“Fez-se festa em cada Paróquia, em cada comunidade religiosa”, destacou o vigário-geral.

O Secretariado Diocesano de Comunicação Social dá conta da presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo na celebração, onde José Maria Costa disse que iam lançar um projeto de reabilitação da Estrada Florestal que leva ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Minho.

CB

Partilhar:
Share