Itinerário desafia à «consciência da missão»

Viana do Castelo, 09 nov 2018 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo divulgou um roteiro para “melhor viver o tempo de Advento e Natal” centrado na evangelização e com o objetivo de focar os “cristãos do alto-minho” na “consciência da missão”.

“Propomos que durante o Tempo de Advento e Natal se aprofunde a consciência da missão a que estamos chamados a viver – quer a nível pessoal, quer comunitário – enquanto «Sal da terra e Luz do mundo», independentemente do contexto em que nos encontramos ou a condição em que vivemos”, refere a apresentação do roteiro.

Preparado pela Vigararia da Evangelização, Doutrina da Fé e Catequese da Diocese de Viana do Castelo, a proposta de vivência do Tempo de Advento e Natal evoca o último ano pastoral e a reflexão feita sobre a identidade da Igreja Católica na região.

“Ao longo do ano 2017-2018 a Diocese de Viana do Castelo refletiu sobre a sua identidade comum, de povo de Deus reunido em comunidade e agradecido pela sua história e pelas pessoas que a construíram. Animados a dar graças por muitos e variados dons vivemos o Ano Santo da Gratidão, em comemoração dos 40 anos da criação da Diocese”, indica o texto de enquadramento do roteiro.

“Prosseguimos neste espírito festivo refletindo agora sobre a dimensão evangelizadora do ser Igreja, que não é ‘o ponto conclusivo dos programas pastorais, mas o seu horizonte permanente’”, acrescenta.

A proposta pela Diocese de Viana do Castelo para o Advento e Natal “centra-se na imagem da candeia”, com uma dinâmica que é explicada no roteiro e que pode ser seguida pelas comunidades paroquiais, catequese, famílias ou aulas de Educação Moral e Religiosa Católica.

A Diocese de Viana do Castelo integra neste roteiro as campanhas de Natal da Cáritas 10 Milhões de Estrelas e o projeto dinamizado pelo Corpo Nacional de Escutas, em cada época natalícia, em torno “Luz de Belém”.

Os materiais do roteiro de Advento e Natal podem ser descarregados a partir da internet, neste endereço http://bit.ly/roteironatal2018.

PR

Partilhar:
Share