Viana do Castelo: Diocese vai ajudar «urgente apetrechamento» de hospital no Gana com a renúncia quaresmal

«Sejamos realmente agradecidos nas ofertas que fizermos», pede D. Anacleto Oliveira

Viana do Castelo, 15 fev 2018 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo convida a diocese a ser solidária, destinando a renúncia quaresmal deste ano à catedral local e “ao apetrechamento” de um hospital no Gana.

Na mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA, D. Anacleto Oliveira informa que com o Conselho Episcopal decidiram que a partilha fraterna da Quaresma vai internamente para a catedral da diocese.

“Como ajuda para as obras de restauro a que está a ser sujeita, a fim de ser ainda mais aquela igreja mãe que acolhe todos os diocesanos e fortalece a comunhão que os une”, explica o prelado.

Já a nível externo, Viana do Castelo vai apoiar a Diocese de Navrongo-Bolgatanga, no Gana, para o “necessário e urgente apetrechamento do bloco operatório” de um hospital construído em zona rural particularmente carenciada.

D. Anacleto Oliveira realça que existem “três práticas especificas do tempo quaresmal”, sendo uma a esmola em que “se exprime a partilha e se fortalecem os laços de comunhão, especialmente com aqueles que dela usufruem”.

A Quaresma, iniciada esta quarta-feira com a celebração de Cinzas, é um período marcado também por apelos ao jejum e à penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

No documento enviado pelo Secretariado Diocesano de Comunicação Social de Viana do Castelo, o prelado convida a agradecer durante a Quaresma, “um dever para todo o ano jubilar” dos 40 anos da criação da diocese do Alto Minho.

“Sejamos realmente agradecidos nas ofertas que fizermos”, pede D. Anacleto Oliveira.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top