Evangelização dos jovens está no centro do carisma dos religiosos

DR

Fortaleza, 17 jul 2018 (Ecclesia) – O padre Vítor Lopes foi eleito coordenador-geral da Comunidade Shalom, Sociedade de Vida Apostólica, para os próximos quatro anos.

De acordo com informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, a eleição decorreu durante a Assembleia Geral da Comunidade Shalom, que decorre em Fortaleza, Brasil, até ao dia 21 de julho.

O padre Vítor Lopes nasceu em Cabinda, Angola, a 30 de junho de 1951, tendo feito a sua profissão religiosa em abril de 1983.

O novo coordenador-geral foi ordenado sacerdote a 15 de dezembro de 1985.

Foi, desde 2014, responsável pela formação dos seminaristas na Comunidade, em Fortaleza, onde reside desde então.

A Assembleia, onde se juntam todos os membros da Comunidade Shalom, teve início no passado dia 9, com um retiro orientado pela Irmã Aila Pinheiro, religiosa do Instituto Nova Jerusalém.

O processo de eleição foi acompanhado pelo vigário-geral da arquidiocese de Fortaleza, monsenhor João Jorge Corrêa Filho, nomeado pelo Arcebisto D. José Antônio Aparecido Tosi Marques.

“A Assembleia é uma oportunidade de encontro, celebração, partilha, avaliação e planeamento”, explica o comunicado, que enfatiza a importância da reunião, que acontece de quatro em quatro anos, para fortalecer “o ideal de ser no mundo ‘uma pequena semente de libertação’, preferencialmente através da evangelização da juventude”.

A Comunidade Shalom é uma sociedade de Vida Apostólica, fundada em 1984 pelo padre Luiz Carlos Garcia de Castro, e tem como carisma testemunhar o “sacramento do amor de Deus de modo preferencial com os jovens e para os jovens”.

Em Portugal, a Comunidade Shalom está presente em Braga e em Oeiras, no Patriarcado de Lisboa.

LS

Partilhar:
Share