Viseu: Bispo diz que a Cruz exerce uma “atração a quem acolhe a vocação do Amor”

D. Ilídio Leandro presidiu a celebração da Paixão do Senhor e recordou quem se aproxima da Cruz

Viseu, 30 mar 2018 (Ecclesia) – O bispo de Viseu afirmou esta sexta-feira, na celebração da Paixão do Senhor, que a Cruz “atrai a si todos os que entram e acolhem a vocação ao Amor”.

“Esta atração que a Cruz exerce em nós, não é para nos conduzir ao abismo. É para nos chamar à plenitude da realização”, foi assim que D. Ilídio Leandro iniciou a celebração desta sexta-feira.

E a Cruz atrai a si todos os que entram e acolhem a vocação ao Amor”, citando e recordando depois todos os que se aproximaram da cruz de Jesus, como se pode ler na intervenção enviada hoje à Agência ECCLESIA.

“O Cireneu que aceita levar a Cruz; as mulheres que, muito a medo e talvez condoídas, exercem a sua profissão; o bom ladrão que, na Cruz, reconhece o Salvador; o centurião que, finalmente, abre os olhos para reconhecer que Ele era justo; o próprio José de Arimateia e Nicodemos, amigos na sombra por medo dos judeus, aparecem, no momento da Cruz… Finalmente, a multidão regressa a casa batendo no peito, ao ver o que se passava…”

O prelado resume depois que também toda a “multidão incontável” ali se inclui nos atraídos pela Cruz, “não uma cruz de fracasso mas de vitória”, como referiu.

“Viemos e estamos aqui como seguidores da Cruz. Não de uma Cruz de fracasso, mas de uma Cruz que é a vitória do Amor. Viemos e estamos aqui como seguidores do Crucificado. Não um crucificado morto e enterrado, mas um crucificado por Amor e que voltou à vida. Está vivo e ressuscitado e caminha connosco”.

D. Ilídio Leandro apontou ainda a necessidade de viver este dia de sexta-feira santa de forma mais esclarecida.

“Precisamos de viver a Sexta-feira Santa percebendo bem a causa da morte de Jesus. Ele morreu por Amor, pela Verdade e pelo Reino”, disse

SN

Homilia do bispo de Viseu na Celebração da Paixão do Senhor

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top