Presidente da autarquia destacou «espírito de abnegação e amor ao próximo» de D. Ilídio Leandro

Viseu, 21 set 2018 (Ecclesia) – D. Ilídio Leandro, bispo emérito de Viseu recebeu hoje das mãos do presidente da câmara local o Viriato de Ouro, a mais elevada distinção do município.

“Valorizamos os nossos heróis, os que dão tudo de si à comunidade e entregamos hoje a mais elevada e rara distinção do município a Ilídio Leandro, bispo emérito da diocese de Viseu, que por muitos anos serviu com espírito de abnegação e amor ao próximo a comunidade viseense. É um herói de Viseu”, declarou António Almeida Henriques, presidente da autarquia, durante as cerimónias do Dia do Município.

Este foi o quarto ‘Viriato de Ouro’ atribuído pela autarquia.

“Sinto-me privilegiado pela sorte e sinto que devia ser eu a agradecer, mais uma vez a injustiça se verifica, porque o privilegiado e o beneficiado de tudo desta colaboração toda é ele que é homenageado e galardoado. Obrigado por tudo”, declarou o bispo emérito de Viseu.

A distinção foi entregue durante uma assembleia municipal extraordinária, no Teatro Viriato; D. Ilídio Leandro é cidadão honorário de Viseu.

António Almeida Henriques, citado pela Lusa, destaca a “profunda dedicação e renovação” que o bispo emérito levou a cabo na diocese, bem como “as qualidades humanas pontuadas nas diferentes instituições por onde passou, a forma como assumiu causas, de como tem procurado valorizar os valores da família e da sociedade”.

Ao receber a notícia deste prémio, D. Ilídio Leandro disse à Agência ECCLESIA que foram “os olhos bons das pessoas” que lhe atribuíram o galardão.

“Não fiz mais do que era o meu dever”, sublinhou.

LFS/OC

 

Partilhar:
Share