Visitar a Igreja e o Museu da Misericórdia, Porto - Emissão 18-08-2017

Venha com o programa Ecclesia até ao Porto, mais concretamente à Rua das Flores que desde há dois anos é cartão-de-visita também para quem escolhe visitar o museu e a Igreja da Misericórdia.
Abriram as portas há dois anos, e imediatamente foi considerado o museu do ano. Aqui se revela uma história com 500 anos através de coleções que se querem sempre novas mas sem esquecer os rostos do passado que ajudaram a concretizar o seu mandato.
Pinturas, esculturas, peças da arte cultual podem ser encontradas dispostas ao longo de sete salas. O jornalista Paulo Rocha foi conhecer o museu e a Igreja da Misericórdia no Porto, guiado pela Diretora do espaço, a engenheira Paula Aleixo,

Visitar as igrejas em Tavira - Emissão 17-08-2017

Tavira enche-se de turistas mas tem outras ofertas a fazer que se não se extinguem no sol e na gastronomia. Igrejas de portas abertas é um projeto que a pastoral do turismo está a desenvolver em parceria com a autarquia com resultados pastorais e culturais.
Igrejas que acolhem exposições, concertos em locais sacros, merchandising desenvolvido por uma empresa de atividades religiosas e turísticas, a Artgilão, com implementação paroquial, envolvência de jovens que recebem os turistas e contextualizam os espaços. Assim se quer dinamizar uma região em tempo de turismo.
O jornalista Henrique Matos foi conhecer o investimento guiado pelo padre Miguel Neto, responsável pela pastoral do turismo do Algarve.

Visitar o Seminário de Coimbra - Emissão 16-08-2017

Os roteiros turísticos em Coimbra ganharam um novo espaço de visita: o Seminário maior da sagrada família na cidade dos estudantes é na realidade uma casa habitada. Atualmente por 12 pessoas, mas por ali passaram padres da diocese, cardeais e bispos e outros tantos que ali optaram por fazer a sua formação.
Visitar um espaço onde o património, a arte, mas também as histórias pessoais e confessionais se cruzam é também um convite a olhar a cidade de outra forma.
Guiados pelo padre Nuno Santos, reitor do Seminário maior de Coimbra, aceite o desafio de acompanhar o jornalista Paulo Rocha para um passeio entre a história e vida quotidiana da diocese.

Visitar a exposição Madonna - Emissão 15-08-2017

Neste dia em que, segundo a tradição cristã, se celebra a subida ao céu de Nossa Senhora, evocamos a representação da Virgem a que a arte nos convoca e fazemo-lo convidando-o a visitar a exposição Madonna - Tesouros dos museus do Vaticano, patente no Museu Nacional de Arte Antiga.
Se ainda não visitou a mostra, aqui está um convite para os dias mais distendidos, aproveitando a oportunidade de ver obras que ilustram um arco cronológico desde a Antiguidade à época moderna.
O diretor do espaço indica o valor imperativo de se associarem ao ano do centenário das aparições de Fátima porque, acredita António Filipe Pimentel, o imaginário poderá ser religioso, mas o seu valor ultrapassa as convicções cristãs.

Visitar o Bom Jesus de Braga - Emissão 14-08-2017

Venha até ao Bom Jesus de Braga, um santuário candidato a património mundial da humanidade atribuído pela UNESCO. Este espaço localizado no coração do Minho é um local onde apetece estar: a água, as árvores, a pedra granítica envolvem quem ali se desloca seja por motivos turísticos ou religiosos.
Sustentabilidade, requalificação, aproveitamento de recursos são termos que se conjugam ali diariamente. Descubra a fonte do pelicano, suba o escadório dos cinco sentidos ou das três virtudes, passeie pelo parque de 25 hectares nesta noite guiado pelo Vice-presidente da confraria do Bom Jesus de Braga, Varico Pereira.

Migrações - Emissão 13-08-2017

No encerramento da semana nacional das Migrações, a Ecclesia aborda os desafios colocados pela Igreja Católica nesta iniciativa que passam pelo cuidado com as famílias, o ambiente, a pessoa do próximo, que chega como migrante ou refugiado. Uma conversa com Eugenia Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações.

Campos de férias Campinácios com Pedro Mendonça - Emissão 11-08-2017

O programa da Igreja católica leva até si a experiência que tantos jovens fazem nos campos de férias propostos pela companhia de Jesus. Hoje damos conta da mística que os Campinácios propõem ao juntar alunos dos vários colégios dos Jesuítas.
Pedro Mendonça é este ano diretor de um campo. À sua responsabilidade vão estar 42 crianças entre os 9 e os 11 anos para, durante 10 dias, viverem uma experiência de família, de serviço e de encontro com Deus. Uma proposta elaborada à sua medida, para as suas idades, mas que acredita Pedro Mendonça poderá ser uma fonte para as suas vidas.
Há cerca de 10 anos também este jovem, hoje estudante de economia, foi desafiado a participar num campinácio. Agora olha para trás para encontrar nesta experiência uma escola para a vida.

 
 

Domingo, 30 de abril - Na senda da canonização dos Pastorinhos, a 13 de maio, falamos hoje da santidade de Jacinta, no acolhimento da Mensagem do Céu.

Segunda a sexta, 1 a 5 de maio - Canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto: testemunhos e percursos com a Irmã Ângela Coelho da Postulação, Gonçalo Cardoso do Museu da Consolata, com o padre Aventino Oliveira, D. António Marto e as funções de vigilante no Santuário de Fátima com André Silva.


Segunda a Sexta - 22:45h    Domingo - 06:00h




© 2014 Agência Ecclesia. Todos os direitos reservados Webdesign e Programação: Manuel Costa