Abusos Sexuais: Papa apresenta 21 passos para superar crise e acompanhar as vítimas

Documento distribuído aos 190 participantes propõe que padres e bispos culpados de abuso sexual de menores deixem o ministério público (mais…)

Vaticano: Papa condena «chaga» dos abusos sexuais e diz que é tempo de agir (c/vídeo)

Cimeira de bispos e responsáveis religiosos da Igreja Católica começou com evocação das vítimas, que pedem «justiça» (mais…)

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Slider

Migrações: «Portugal, a Europa e o mundo tiveram um choque» ao encarar o «estrangeiro» (c/vídeo)

Realidade e urgência do acolhimento em debate nas IX Jornadas de Teologia Prática, um espaço «polifónico» e de «fronteira» (mais…)

Santarém: Diocese «em missão, com Cristo na Cruz» na caminhada da Quaresma

Bispo D. José Traquina vai orientar um retiro e jovens também têm momento de encontro «Atreve-te» (mais…)

Lisboa: Arcebispo de Évora destacou na Academia Portuguesa de História o legado de D. Augusto Eduardo Nunes

D. Francisco Senra Coelho realçou «um homem que viu longe» em matérias como a relação Igreja-Estado e o mundo do trabalho

(mais…)

Abusos sexuais: Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa afirmou «grande expectativa» para o encontro promovido pelo Papa (c/vídeo)

D. Manuel Clemente disse que «falou longamente» com uma vítima de abuso reafirmando a sua disponibilidade para escutar

(mais…)

UCP: Jornada de Teologia Prática desafia a pensar na «condição» do estrangeiro (c/video)

«Os cristãos identificaram-se nos primeiros séculos a partir desta condição de estrangeiro» – Professor Alfredo Teixeira (mais…)

 

Programa Ecclesia do dia 21 de fevereiro de 2019

Programa Ecclesia do dia 20 de fevereiro de 2019

 

Igreja: Madeirenses pedem proximidade e alegria ao novo bispo do Funchal (c/vídeo)

Jovens, jornalistas e professores afirmam as expectativas para o trabalho de D. Nuno Brás na Madeira e no Porto Santo

(mais…)

Madeira: D. Nuno Brás tomou posse como 33º bispo da Diocese do Funchal (c/fotos)

Carta Apostólica do Papa refere «dotes e virtudes convenientes» do novo responsável diocesano, que adiantou marcas de um «verdadeiro programa pastoral» na homilia da Missa

(mais…)

“Não vale a pena estarmos a fazer programas atrás da secretária” – D. Nuno Brás (c/vídeo)

Novo bispo do Funchal toma posse este domingo, na Sé, e diz em entrevista à Agência ECCLESIA que chega à Madeira “sem agenda”, para dialogar e conhecer a diocese sem ficar “à espera” na sua residência

(mais…)

Criar laços em vez de nós

Miguel Oliveira Panão (Professor Universitário), Blog & Autor (mais…)

A cruz escondida

Sobreviver a oito anos de violência na Síria, mesmo no coração da guerra (mais…)

AGENDA

Fev
2
Sáb
Famalicão: Pastoral Juvenil organiza mercado associativo «Seeds of Hope»
Fev 2@14:30_Mar 2@19:00

Vila Nova de Famalicão, 22 jan 2019 (Ecclesia) – A equipa da Pastoral Juvenil do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, da Arquidiocese de Braga, vai realizar a 2 de fevereiro o mercado associativo ‘Seeds of Hope’, entre as 14h30 e as 19h00.

O assistente da Pastoral Juvenil famalicense afirma que o objetivo desta iniciativa é “dar a conhecer aos jovens outras formas de envolvência na comunidade, apresentar e dar a conhecer projetos aliciantes”.

“Podem também ser parceiros e semear cada vez mais a Esperança e construir mais e melhores comunidades (paroquiais), apresentando o rosto de Cristo Jovem no mundo”, acrescentou o padre Nuno Vilas Boas, divulga o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

O mercado associativo ‘Seeds of Hope’ é para a todos os jovens e adolescentes, incluindo os grupos de jovens, escuteiros e grupos de catequese, no próximo dia 2 de fevereiro, tem lugar entre as 14h30 e as 19h00, no Centro Pastoral de Santo Adrião.

Na sua página na rede social Facebook, a equipa da Pastoral Juvenil de Vila Nova de Famalicão, na Arquidiocese de Braga, realça que a atividade “promete desafiar” todos os jovens do arciprestado a ser “uma Semente de Esperança em cada recanto das suas comunidades”.

CB

Fev
12
Ter
Igreja/Missões: Exposição «Pelos Caminhos do Mundo» em Lamego
Fev 12_Fev 25 todo o dia

Lamego, 05 fev 2019 (Ecclesia) – A exposição missionária itinerante «Pelos Caminhos do Mundo», promovida pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), vai estar aberta ao público entre 12 e 25 de fevereiro no Museu Diocesano de Lamego.

Esta mostra, que começou por ser apresentada em Guimarães, tem como objetivo “inquietar, provocar as comunidades cristãs”, em relação à questão da missão, num ano que a Igreja Católica está precisamente a dedicar a esta temática.

A inauguração da exposição missionária «Pelos Caminhos do Mundo», no Museu Diocesano de Lamego, está marcada para as 18h00 do dia 12 de fevereiro, e conta com a presença de D. António Couto, bispo de Lamego, que orientará uma Conferência acerca do Ano Missionário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Em Ano Missionário, os Institutos Missionários Ad Gentes sentiram a necessidade de mostrar que a diversidade é riqueza e que a diferença exige que abramos janelas no nosso coração para que entrem rajadas de vento que nos desestabilizem e arejem toda a casa, evitando que ela se torne bafienta”, realça o padre Adelino Ascenso, presidente dos IMAG.

LFS

Fev
21
Qui
Diálogo inter-religioso: A morte segundo Ricardo Araújo Pereira
Fev 21_Fev 24 todo o dia

Guimarães, 19 set 2018 (Ecclesia) – O Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) promove, de 21 a 24 de fevereiro, em Guimarães, o I Congresso internacional «A Morte: Leituras da Humana Condição».

Esta atividade, a realizar no Centro Cultural Vila Flor daquela cidade, propõe-se abordar o tema da morte num “amplo leque interdisciplinar, incluindo as ciências sociais humanas, as artes, as ciências médicas e as novas tecnociências”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Entre os oradores confirmados encontra-se Ricardo Araújo Pereira, D. José Cordeiro, Luciano Manicardi, Sofia Reimão, Annabela Rita, José Carlos Seabra Pereira, Noa Carballa Rivas, Victoria Cava, Rodrigo Almeida e Sousa, Jorge Bacelar Gouveia, Eduardo Duque, Isabel Ponce Leão, Micaela Ramon, Isabel Galriça Neto, Manuel Barbosa, Tiago Cavaco, Marco Daniel Duarte, José A. Carvalho, Alexandre Brito, Eduardo Madureira e Luís António Santos, Lúcia Gonçalves e Nuno Gil, informa a organização.

A realização do congresso assenta num quadro que “parte do princípio universal do humano como um ser mortal e simultaneamente deseja dar vida ao sonho de imortalidade”, lê-se no comunicado.

Paulo Alves e Eugénia Abrantes Magalhães presidem, respetivamente, à Comissão Científica e à Comissão Organizadora do Congresso Internacional.

O Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) é uma associação privada, sem fins lucrativos, formalmente constituída por 24 membros fundadores, no dia 23 de dezembro de 2017, no Santuário de Fátima.

LFS

Guimarães: Congresso internacional propõe leituras multidisciplinares sobre a morte e procura «dar um contributo para a vida»

 

Santa Sé: Encontro do Papa com presidentes das conferências episcopais
Fev 21_Fev 24 todo o dia

Cidade do Vaticano, 12 set 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco convocou os presidentes de todas as Conferências Episcopais do mundo para um encontro no Vaticano, de 21 a 24 de fevereiro de 2019, dedicado ao tema da “proteção dos menores”.

O anúncio foi feito hoje pela sala de imprensa da Santa Sé, sublinhando que a proposta partiu do conselho consultivo de cardeais, o chamado ‘C9’.

“O Conselho refletiu amplamente com o Santo Padre sobre o tema dos abusos”, assinala a nota oficial.

LFS

Vaticano: Papa convoca reunião inédita para debater prevenção de abusos sexuais

Vaticano: Cimeira sobre proteção de menores quer acabar com encobrimento de abusos e reforçar prevenção

 

Fev
22
Sex
UCP: Jornada de Teologia Prática sobre «tempo do estrangeiro»
Fev 22 todo o dia

Lisboa, 05 fev 2019 (Ecclesia) – A Jornada de Teologia Prática a realizar, em Lisboa, dia 22 de fevereiro tem como tema «tempo do estrangeiro» e conta com a participação da atriz Leonor Silveira.

A iniciativa – promovida pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – tornou-se um “lugar privilegiado de encontro entre diferentes saberes, sob o horizonte da indagação teológico-prática, em diálogo com o tecido eclesial e outras dinâmicas comunitárias na nossa sociedade”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Jornada vai proporcionar aos participantes os seguintes tópicos temáticos: “«Documento: O Estrangeiro, de Albert Camus»”; “«Teoria da fronteira – um diálogo possível entre José Tolentino Mendonça e Susan Sontang»”; “«Estrangeiros entre nós – problemas e contextos»”; “«A hospitalidade da fé – comunidades e mobilidades»”; “«O “outro”: medo ou fascínio?»” e “«Atravessar: uma espiritualidade para hoje»”, sublinha o programa.

Para além da atriz Leonor Silveira, a jornada conta com a presença de Alfredo Teixeira (FT-UCP), José Nunes (FT-UCP), José Manuel Pereira de Almeida (Vice-Reitor da UCP), Cristiana Vasconcelos Rodrigues (UAberta|CEC-UL), Sérgio Deodato (ICS-UCP), Mónica Coste (Irmãzinhas de Jesus), João Luís Marques (Arquiteto, CEAU-FAUP), Isidro Lamelas (FT-UCP), Tiago Freitas (Arquidiocese de Braga, FT-UCP), Inês Espada Vieira (FCH-UCP), Alexandre Palma (FT-UCP) e D. José Ornelas, Bispo de Setúbal.

Nesta edição, os participantes são convocados para o «tempo do estrangeiro», refletindo sobre a “centralidade desta condição humana na nossa contemporaneidade, mas estabelecendo pontes com a memória e a experiência cristãs”, finaliza a nota.

LFS

UCP: Jornada de Teologia Prática desafia a pensar na «condição» do estrangeiro

Igreja/Prisões: Homenagem ao padre Dâmaso Lambers com mensagem do Presidente da República
Fev 22@18:00_20:00

Lisboa, 15 fev 2019 (Ecclesia) – O padre Dâmaso Lambers – um dos fundadores da CONFIAR (Prison Fellowship Portugal) – vai ser homenageado dia 22 deste mês, um ano da sua morte, em Cascais (Patriarcado de Lisboa).

A cerimónia começa às 18h00 com uma celebração na Igreja Matriz de Cascais e termina às 19h45 com a apresentação do Prémio padre Dâmaso e do júri que vai atribuir um prémio anual dos melhores trabalhos de investigação e ação na área da justiça restaurativa, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Antes vai ser transmitido um vídeo com testemunhos de pessoas que se cruzaram e foram tocados pelo padre Dâmaso Lambers onde vai estar incluída uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

LFS

Publicações: Apresentação da obra «A Minha Luz – o (re) pensar a morte com dignidade»
Fev 22@18:30

Lisboa, 14 fev 2019 (Ecclesia) – A obra «A Minha Luz – o (re) pensar a morte com dignidade» da autoria de Luis Filipe Fernandes vai ser apresentada dia 22 deste mês, às 18h30, no Auditório 3 da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa.

O autor do livro é enfermeiro no Serviço de Cirurgia II do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes, pós-graduado em Gestão de Serviços de Saúde, membro do Núcleo de Enfermagem da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos durante dois mandatos, autor de vários trabalhos académicos e palestrante em Congressos Médicos e de Enfermagem, anuncia o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Na mesa vai estar o autor da obra; o padre Miguel Vasconcelos, capelão da UCP, e Sofia Guedes, fundadora do STOP Eutanásia.

LFS

Fev
23
Sáb
EMRC: Dioceses do sul reúnem professores em formação
Fev 23_Fev 24 todo o dia

Faro, 20 fev 2019 (Ecclesia) – As Dioceses do sul – Algarve, Beja e Évora – vão promover uma ação de formação sobre o enquadramento da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na autonomia e flexibilidade curricular, dias 23 e 24 de fevereiro.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal da Diocese do Algarve refere que a formação vai “analisar os documentos de referência da autonomia e flexibilidade curricular”, nomeadamente, o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, que foi homologado pelo Ministério da Educação, em julho de 2017, e que entrou em vigor em julho do ano passado.

Da formação constam também os decretos-lei de 54/2018, de 6 de julho, e 55/2018, de 6 de julho, tendo em conta os desafios que se colocam à disciplina de EMRC: No primeiro vai ser identificado o que traz de novo relativamente à educação inclusiva e no segundo são abordados os princípios, os pressupostos e as orientações.

Vai ser analisado qual o contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica relativamente ao novo perfil do aluno, que o Governo associou como um dos instrumentos para a execução da flexibilização curricular.

“Planificar com base nas aprendizagens essenciais de EMRC” e, de acordo com estas e com o novo perfil do aluno, “ponderar critérios de avaliação” fazem parte dos objetivos do encontro.

Segundo o programa para os dois dias também vão “fomentar o trabalho colaborativo” na construção de materiais essenciais à lecionação da EMRC, “no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular”, e “partilhar experiências e práticas”.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ divulga ainda que a iniciativa interdiocesana, promovida pelos secretariados da pastoral escolar da Diocese do Algarve, Beja e Évora, vai reunir os professores de EMRC, no Centro Social e Pastoral em Ferragudo.

CB

Leiria: Formação para os conselhos económicos e administrativos
Fev 23 todo o dia

Leiria, 11 fev 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima vai realizar, dia 23 deste mês, das 14h30 às 18h00, uma ação de formação para os novos membros dos conselhos económicos paroquiais e comissões administrativas das igrejas não paroquiais (capelas).

A iniciativa realiza-se no Centro Pastoral Diocesano, no Seminário de Leiria, e conta com intervenções do ecónomo diocesano, padre Cristiano Saraiva, e Sónia Vazão, membro da equipa do Departamento do Património Cultural, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Aos párocos é pedido que “convidem e motivem” os seus colaboradores para participarem nesta ação, de modo a “terem melhores conhecimentos para o serviço que desempenham na comunidade paroquial”.

O RABI (Regulamento da administração dos bens da Igreja na diocese de Leiria-Fátima) será um “instrumento importante nessa formação” e serão dadas informações de “natureza legal e fiscal, referentes à administração dos bens materiais das comunidades cristãs, e ainda instruções e sensibilização relativas aos cuidados de preservação e melhoramentos do património cultural da Igreja”.

LFS

Lisboa: Jornada dos agentes de pastoral familiar
Fev 23 todo o dia

Lisboa, 11 fev 2019 (Ecclesia) – A Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa promove um encontro dos agentes deste setor, dia 23 deste mês, no Centro Diocesano de Espiritualidade do Turcifal, que tem como tema «A Arte do Acompanhar».

Neste encontro formativo, os participantes vão aprofundar as interpelações das Exortações Apostólicas: «A Alegria do Evangelho» e «A Alegria do Amor», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma oportunidade para “reflexão e partilha” sobre a importância “da arte de acompanhar as famílias nos vários âmbitos da vida das famílias”, lê-se.

Esta iniciativa destina-se a todos os agentes de pastoral familiar como equipas paroquiais e vicariais de pastoral da família, aos agentes de preparação para o batismo, agentes de preparação para o matrimónio, responsáveis de movimentos familiares e a todas as famílias que queiram aprofundar esta temática.

LFS

Coimbra: Curso sobre «Um olhar cristão sobre a ecologia»
Fev 23@9:00_10:20

Coimbra, 14 jan 2019 (Ecclesia) – A Escola de Teologia e Ministérios da Diocese de Coimbra está a realizar um curso sobre «Cuidar da Casa Comum» que é orientado por Pedro Bingre do Amaral, professor no Instituto Politécnico daquela cidade.

Depois da primeira sessão (12 de janeiro), o ciclo continua nos dias 19 e 26 deste mês e a 02, 09, 16 e 23 de fevereiro no Seminário Maior de Coimbra, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa das 09h00 às 10h20 visa proporcionar um olhar cristão sobre a ecologia.

LFS

Aveiro: Encontro interdiocesano da Infância Missionária
Fev 23@9:30_16:00

Aveiro, 19 fev 2019 (Ecclesia) – O Serviço de Animação Missionária da Diocese de Aveiro, em colaboração com as OMP (Obras Missionárias Pontifícias), promove, dia 23 deste mês, das 09h30 às 16h00, um encontro Interdiocesano da Infância Missionária com o lema «Um coração, Uma Missão!».

Esta iniciativa pretende congregar “todos os grupos de Infância Missionária que têm sido formados nestes últimos três anos nas Dioceses em Portugal”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

De manhã, depois do acolhimento na Escola Secundária José Estevão (Aveiro), segue-se “a visita ao túmulo de Santa Joana no Museu de Aveiro”.

De tarde realiza-se a «Feira Missionária» com “muitas e diversas atividades” (música, danças, experiências, jogos, pinturas, balões, teatro, ilusionismo, expressão plástica, culinária, gincana e desafios) para as crianças e para as famílias no recinto da Escola.

Até ao momento estão inscritos mais de 300 participantes (crianças, famílias e animadores da Infância Missionária) oriundos de 5 dioceses: Aveiro, Algarve, Braga, Guarda e Vila Real.

Uma experiência para motivar para o encontro nacional da Infância Missionária, a realizar em 2022, quando se completam os cinco anos de «visita» aos cinco continentes.

LFS

Liturgia: Encontro de Pequenos Cantores da Diocese de Lisboa
Fev 23@11:00

Lisboa, 22 fev 2019 (Ecclesia) – O Encontro de Pequenos Cantores 2019 da Diocese de Lisboa começa às 11h00 deste sábado, 23 de fevereiro, na Paróquia do Campo Grande e termina com a Eucaristia pelas 17h30.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que ‘Todos, Tudo e sempre em Missão’ é o tema do terceiro Encontro de Coros Infanto-Juvenis da Diocese de Lisboa.

“Impulsionar o desenvolvimento de uma rede de coros infanto-juvenis e promover a inter-relação entre grupos” é o objetivo deste dia cujo programa começa às 11h00.

A organização espera a participação de cerca de 250 elementos, com idades entre os 6 e 18 anos, em “alegria, partilha, trabalho e oração”.

CB

Publicações: Apresentação da obra «Partilhar é bom» no Porto
Fev 23@16:00_18:00

Porto, 18 fev 2019 (Ecclesia) – A obra «Partilhar é bom» de D. Manuel Martins vai ser apresentada dia 23 deste mês, às 16h00, na Igreja dos Clérigos, Porto, pelo padre José Jorge, condiscípulo do antigo bispo de Setúbal.

Com a chancela da Paulinas Editora, este livro reúne alguns textos/pensamentos, a maioria deles feitos oração, escritos por D. Manuel Martins, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Preside à sessão o padre Américo Aguiar, presidente da Irmandade dos Clérigos, e haverá também um momento musical pelo Coro Gregoriano do Porto.

D. Manuel da Silva Martins – nasceu em Matosinhos (Porto) a 20 de janeiro de 1927 e faleceu na Maia (Porto) a 24 de setembro de 2017 – foi o primeiro bispo de Setúbal entre 1975 e 1998.

LFS

«Faith’s Night Out»: Uma noite para ouvir 12 «inspiradoras conferências» e ajudar a Síria
Fev 23@19:00

12 «inspiradoras conferências» sobre fé, no Centro de Congressos de Lisboa

Lisboa, 08 fev 2019 (Ecclesia) – O movimento católico Equipas de Jovens de Nossa Senhora (ejNS) vai promover o encontro de miniconferências ‘Faith’s Night Out’ 2019 (FNO), no dia 23 de fevereiro, em Lisboa, destinando os seus “lucros” para a Síria.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a organização do encontro informa que “os lucros do evento” vão ser entregues às Equipas de Jovens de Nossa Senhora na Síria, país árabe no mediterrânico que vive uma guerra civil desde 2011.

Os preços dos bilhetes do ‘Faith’s Night Out’ 2019’ já estão à venda no sítio online do evento com um custo que varia entre os 12 e os 15 euros.

‘Em Cristo, nós que somos muitos formamos um só’ é o mote que vai guiar os oradores de 12 “inspiradoras conferências”, durante sete minutos cada, a 23 de fevereiro, no Centro de Congressos de Lisboa.

As Equipas de Jovens de Nossa Senhora – Portugal convidaram músicos, como Manuel Fúria e Tiago Cavaco, que é também pastor da Igreja Evangélica Baptista, a bailarina Carolina Duarte, o economista e professor universitário João César das Neves, o líder da Juventude Popular Francisco Rodrigues dos Santos, entre outros.

Ao estilo das conferências TEDx, “simples e concisas”, o FNO é um evento católico, organizado desde 2013, que pretende “inspirar e desafiar” os participantes à “discussão e reflexão” sobre a fé durante uma noite descontraída, a partir do conhecimento e do exemplo de vida dos oradores.

O movimento católico ejNS destaca que as últimas edições do ‘Faith’s Night Out’ têm “esgotado sucessivamente” os “quase” 1500 lugares disponíveis do Centro de Congressos de Lisboa e realça que “este conceito inovador” expandiu-se para o Porto e São Paulo, no Brasil, em 2018.

As Equipas de Jovens de Nossa Senhora surgiram em 1976 e são um movimento católico dirigido aos jovens entre os 16 e os 26 anos. Promovem o encontro e a formação, oferecendo aos seus membros diversas atividades para crescerem e aprofundarem a Fé.

CB/PR

NACIONAL

VATICANO

INTERNACIONAL