Madeira: «Não tenho intenções de ficar fechado na Casa Episcopal» – D. Nuno Brás (C/vídeo)

Após tomar posse, o novo bispo do Funchal vai «em peregrinação» à Igreja do Monte e disse que não vai passar ao lado de «casos mais ou menos polémicos»  (mais…)

Igreja/Sociedade: Sucessão de greves mostra que Estado não pode ser «árbitro» e «jogador» (c/áudio)

Padre Jorge Teixeira da Cunha comenta protestos dos enfermeiros e professores, valorizando alternativas propostas pelo pensamento católico (mais…)

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Slider
Madeira: Presidente da Assembleia Regional envia mensagem ao novo bispo da Diocese do Funchal

Tranquada Gomes saúda ainda D. António Carrilho pela atividade pastoral desenvolvida (mais…)

Funchal: Novo bispo apela ao voto nos três atos eleitorais do ano em que toma posse (c/vídeo)

«Se me perguntasse se gostaria de entrar num ano em que não houvesse eleições, responderia logo que sim», disse D. Nuno Brás

(mais…)

Igreja/Sociedade: Presidente da República saúda D. Nuno Brás pela sua designação como bispo do Funchal

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha «vasta e brilhante carreira de serviço à Igreja e à comunidade» (mais…)

Apostolado do Mar: Retiro em Fátima ajuda a levar «conforto e confiança» aos pescadores e suas famílias

Armando Jorge de Oliveira, responsável pelo organismo a nível nacional, destaca uma profissão que tem vindo a ser «posta em causa»

(mais…)

Fátima: Instituto Missionário da Consolata assinalou 75 de presença em Portugal no local onde «tudo começou»

Milhares de membros dos vários ramos da congregação espalhados pelo país peregrinaram à Cova da Iria para um dia de festa e de oração

(mais…)

Lusofonia: Jipe chegou à Guiné-Bissau, para ajudar Diocese de Bafatá

«Foi Canidelo que veio até à Guiné» disse padre Almiro Mendes sobre viagem de solidariedade (mais…)

Missionários Claretianos: Congregação lança recolha de fundos a favor de crianças carenciadas em São Tomé e Príncipe (c/vídeo)

Projeto é direcionado para a região da Trindade que alberga uma comunidade «com muitas carências» (mais…)

Venezuela: Bispos católicos pedem a Maduro que «abra os olhos» para o sofrimento do povo

Vice-presidente da Conferência Episcopal destaca a necessidade de «uma mudança de orientação no país a nível sociopolítico e económico» (mais…)

Igreja: Papa celebrou Missa com migrantes e convidou a superar «medo do outro»

Celebração simbolizou apoio de Francisco ao trabalho de acolhimento levado a cabo por famílias, paróquias e institutos religiosos (mais…)

Haiti: Igreja Católica pede ao poder político «soluções sábias» para um «país à beira do abismo»

Protestos contra a gestão do governo de Jovenel Moïse já provocaram vários mortos  (mais…)

 

Guarda: Comissão apresentou nova estrutura para os Serviços Diocesanos

Propostas para um território onde há diminuição de habitantes, da «frequência da Missa dominical» e de sacerdotes (mais…)

Igreja/Saúde: «Ao 3.º dia» ajuda as pessoas «a procurar luz e sentido» na doença (c/vídeo)

Grupo nasceu na Diocese do Porto, em 2013, e já está no Patriarcado de Lisboa e na Arquidiocese de Braga (mais…)

Ensino: Universidade Católica Portuguesa contesta «desinformação»

Instituição recorda estatuto de «utilidade pública» sem fins lucrativos (mais…)

São Valentim: Bispos portugueses alertam para violência no namoro

Comissão Episcopal do Laicado e Família publica mensagem para o dia 14 de fevereiro (mais…)

Media: «Dia aberto» do Grupo Renascença mostra que Rádio continua a ter «um lugar muito especial» no coração das pessoas (C/video)

«É fantástico haver esse envolvimento», realça Aurélio Carlos Moreira, uma das vozes com mais anos de casa (mais…)

São Valentim: 26 anos a preparar «diferentes gerações» no caminho do Matrimónio

Fernanda e Aníbal Carvalho falam da vida de casal e dos novos conceitos de família que vão acompanhando, na preparação de noivos (mais…)

Programa Ecclesia do dia 15 de fevereiro de 2019

 

6.º domingo do tempo comum – Ano C

Terias coragem?

Miguel Oliveira Panão (Professor Universitário), Blog & Autor (mais…)

Orgulho ou vergonha de ser Sírio!

P. Gonçalo Castro Fonseca, sj (mais…)

A cruz escondida

A aventura de viver Deus na oração e na partilha dos gestos do dia-a-dia (mais…)

AGENDA

Fev
2
Sáb
Famalicão: Pastoral Juvenil organiza mercado associativo «Seeds of Hope»
Fev 2@14:30_Mar 2@19:00

Vila Nova de Famalicão, 22 jan 2019 (Ecclesia) – A equipa da Pastoral Juvenil do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, da Arquidiocese de Braga, vai realizar a 2 de fevereiro o mercado associativo ‘Seeds of Hope’, entre as 14h30 e as 19h00.

O assistente da Pastoral Juvenil famalicense afirma que o objetivo desta iniciativa é “dar a conhecer aos jovens outras formas de envolvência na comunidade, apresentar e dar a conhecer projetos aliciantes”.

“Podem também ser parceiros e semear cada vez mais a Esperança e construir mais e melhores comunidades (paroquiais), apresentando o rosto de Cristo Jovem no mundo”, acrescentou o padre Nuno Vilas Boas, divulga o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

O mercado associativo ‘Seeds of Hope’ é para a todos os jovens e adolescentes, incluindo os grupos de jovens, escuteiros e grupos de catequese, no próximo dia 2 de fevereiro, tem lugar entre as 14h30 e as 19h00, no Centro Pastoral de Santo Adrião.

Na sua página na rede social Facebook, a equipa da Pastoral Juvenil de Vila Nova de Famalicão, na Arquidiocese de Braga, realça que a atividade “promete desafiar” todos os jovens do arciprestado a ser “uma Semente de Esperança em cada recanto das suas comunidades”.

CB

Fev
12
Ter
Igreja/Missões: Exposição «Pelos Caminhos do Mundo» em Lamego
Fev 12_Fev 25 todo o dia

Lamego, 05 fev 2019 (Ecclesia) – A exposição missionária itinerante «Pelos Caminhos do Mundo», promovida pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), vai estar aberta ao público entre 12 e 25 de fevereiro no Museu Diocesano de Lamego.

Esta mostra, que começou por ser apresentada em Guimarães, tem como objetivo “inquietar, provocar as comunidades cristãs”, em relação à questão da missão, num ano que a Igreja Católica está precisamente a dedicar a esta temática.

A inauguração da exposição missionária «Pelos Caminhos do Mundo», no Museu Diocesano de Lamego, está marcada para as 18h00 do dia 12 de fevereiro, e conta com a presença de D. António Couto, bispo de Lamego, que orientará uma Conferência acerca do Ano Missionário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Em Ano Missionário, os Institutos Missionários Ad Gentes sentiram a necessidade de mostrar que a diversidade é riqueza e que a diferença exige que abramos janelas no nosso coração para que entrem rajadas de vento que nos desestabilizem e arejem toda a casa, evitando que ela se torne bafienta”, realça o padre Adelino Ascenso, presidente dos IMAG.

LFS

Fev
15
Sex
Fátima: «DatesCatólicos» organizam retiro de São Valentim
Fev 15@21:30_Fev 17@14:00

Lisboa, 11 jan 2019 (Ecclesia) – Os dinamizadores do sítio online ‘datescatolicos’ vão promover um retiro de São Valentim, entre as 21h30 de 15 de fevereiro, até  às 14h00 do domingo seguinte, dia 17, no Hotel 3 Pastorinhos, em Fátima.

“Viver o São Valentim com silêncio, introspeção, novas decisões, nova alegria e novos amigos”, é o convite da plataforma na internet

Segundo o programa enviado hoje à Agência ECCLESIA, o retiro de São Valentim inclui sete workshops, oração e reflexão, jogos e música, celebração da Eucaristia, confissão, “surpresas e muita animação”.

Nos diversos workshops encontram-se temas de reflexão como: “São Valentim junto a Maria; Porque há tantos solteiros?: sobreviver ao dia dos namorados enquanto solteiro; Papa Francisco e o Namoro: 5 dicas para encontrar o amor da sua vida; Ser solteiro e católico: uma situação temporária dolorosa ou um aproveitar de entretantos?”

O encontro vai ser orientado pelo casal Marta e António Pimenta de Brito, promotores do ‘datescatolicos’ em Portugal, com o apoio do padre João Paulo Pimentel.

Os eventos dinamizados pela plataforma online são abertos a todas as pessoas que queriam participar, “crentes e não crentes, solteiros e não só”.

‘Datescatolicos.org’ é um sítio na internet, onde os utilizadores criam um perfil pessoal, que funciona em 11 países da Europa, “com enorme sucesso”, que tem o objetivo de “proporcionar relacionamentos para católicos com vista ao casamento”.

CB

Fev
16
Sáb
Fátima: Retiro do Apostolado do Mar sobre «Quem és tu Senhor»
Fev 16_Fev 17 todo o dia

Fátima, 12 fev 2019 (Ecclesia) – O retiro do Apostolado do Mar realiza-se nos dias 16 e 17 deste mês, em Fátima, (Hotel Domus Pacis), e tem como tema «Quem és tu Senhor».

Esta iniciativa é orientada pelo padre Luís Ferreira, vigário da pastoral da Diocese de Setúbal, e conta com a presença de homens ligado a este setor de Vila Praia de Ancora, Viana Castelo, Caxinas, Nazaré, Peniche, Sesimbra, Setúbal (São Sebastião e Anunciada) e Fuzeta, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

A celebração de encerramento é presidida por D. António Vitalino, bispo emérito de Beja.

O «Apostolado do Mar» pertence à Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

LFS

 

Fev
17
Dom
Coimbra: Debate sobre «Na saúde como na doença»
Fev 17@15:30

Ansião, 07 fev 2019 (Ecclesia) – A sessão do ciclo de conversas «À roda dos livros», em Ansião (Diocese de Coimbra), dia 17 deste mês, tem como tema «Na saúde como na doença».

A iniciativa que se realiza no auditório da Câmara Municipal de Ansião tem início às 15h30 e vão ser abordados os seguintes temas: «Dia Mundial do Doente» pelo padre João Dias; «A doença e a fé» por João Cáceres Monteiro e «Ser médico hoje – desafios» por Rui Nogueira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Às 17h00 Teresa Fernandes apresenta o livro do padre José António (assistente no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) que tem por título «Momentos de muitas vidas: Crónicas escritas».

No final haverá um momento musical com Mariana Cotrim e Diogo Santos.

LFS

 

Madeira: Entrada de D. Nuno Brás na Diocese do Funchal
Fev 17@16:00

Foto Agência ECCLESIA / MC

Lisboa, 14 jan 2019 (Ecclesia) – O Papa nomeou D. Nuno Brás, até agora bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, como novo bispo da Diocese do Funchal.

O bispo nomeado para a Diocese do Funchal, cuja entrada solene está marcada para dia 17 de fevereiro a partir das 16h00, na Sé local, expressa a sua proximidade “a todos os sacerdotes que servem a diocese, bem como aos membros das famílias religiosas que, na Madeira, dão testemunho de uma total consagração a Jesus” e a “todas as autoridades civis e militares, em particular aqueles que foram eleitos pelos madeirenses como seus legítimos representantes”.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Nunciatura Apostólica em Portugal destaca também a decisão de Francisco em aceitar a resignação de D. António Carrilho, o até agora bispo madeirense, por ter atingido o limite de idade determinado pelo Direito Canónico.

LFS

Madeira: D. Nuno Brás nomeado bispo da Diocese do Funchal (C/vídeo)

Funchal: Bispo nomeado para a diocese quer levar o Evangelho às comunidades madeirenses «com coragem e ousadia» (C/vídeo)

 

Fev
18
Seg
Património: Os «Sons da Arte» na Igreja de São Sebastião de Setúbal
Fev 18@21:00

Setúbal, 14 fev 2019 (Ecclesia) – A Comissão de Arte Sacra da Diocese de Setúbal realiza, dia 18 deste mês, às 21h00, uma jornada intitulada «Os Sons da Arte» na Igreja de São Sebastião daquela cidade.

Esta atividade que ocorre no dia do Beato Fra Angelico pretende, “através do órgão de tubos, de um violino e do canto, levar o ouvinte a viver um espaço que foi criado para a envolvência da totalidade do ser”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

O evento não será “apenas para escutar música, mas para rezar com ela, aprendendo a contemplar Deus pelas outras artes presentes na igreja, que constituem esse convite a tocar o infinito”, acrescenta.

António Laertes, Sofia Amorim e Joana Amorim são os músicos presentes nesta iniciativa da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Setúbal.

LFS

Fev
20
Qua
Coimbra: Exposição «Regressar às origens pela xilogravura de Nunes Pereira»
Fev 20 todo o dia

Coimbra, 14 fev 2019 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Coimbra vai ter patente, de 20 deste mês a 31 de outubro, a exposição temporária «Regressar às origens pela xilogravura de Nunes Pereira».

Neste regresso tem destaque a sua obra «Os Contos de Fajão» (xilogravuras e texto),  um trabalho que tem hoje “um profundo significado cultural e antropológico, social e artístico”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Naquela obra descreve um «Portugal», uma sociedade, um tempo, um modo de ser pessoa e, ao mesmo tempo que faz rir, faz pensar e questiona sobre o modo como se vive hoje, acrescenta o comunicado.

Nestes contos entram figuras como o Senhor Doutor Juiz de Fajão, o Juiz da Relação do Porto, o almocreve, o Pascoal, o Senhor Bispo, o Senhor Prior, o sacristão, o oficial de diligências, o Escrivão e os estudantes da Universidade de Coimbra.

A inauguração vai ser às 18h30 da próxima quarta-feira, dia 20 de fevereiro.

LFS

Igreja/Sociedade: Arcebispo de Évora profere conferência na Academia Portuguesa da História
Fev 20@15:00

Lisboa, 15 feb 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, vai proferir uma conferência, dia 20 deste mês, às 15h00, na Academia Portuguesa da História, em Lisboa.

A sessão tem como tema «A tese de doutoramento de Augusto Eduardo Nunes, Arcebispo de Évora (1885-1920), “o múnus social da Igreja Católica”, apresentada na Faculdade de Teologia da Universidade de Coimbra (1880), onze anos antes da Rerum Novarum (1891)», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A 10 de abril, Maria José Azevedo Santos falará nesta instituição sobre «O culto de São Tiago em Coimbra a partir de um livro de aniversários (século XV e XVI)».

A Academia Portuguesa da História é uma instituição científica de utilidade pública, reunindo especialistas que se dedicam à reconstituição documental e crítica do passado, materializada na organização de eventos e publicações, nomeadamente de fontes e obras que, com o necessário rigor científico, facilitem a todos os portugueses o conhecimento da sua História, lê-se.

LFS

Fev
21
Qui
Diálogo inter-religioso: A morte segundo Ricardo Araújo Pereira
Fev 21_Fev 24 todo o dia
Diálogo inter-religioso: A morte segundo Ricardo Araújo Pereira

Guimarães, 19 set 2018 (Ecclesia) – O Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) promove, de 21 a 24 de fevereiro, em Guimarães, o I Congresso internacional «A Morte: Leituras da Humana Condição».

Esta atividade, a realizar no Centro Cultural Vila Flor daquela cidade, propõe-se abordar o tema da morte num “amplo leque interdisciplinar, incluindo as ciências sociais humanas, as artes, as ciências médicas e as novas tecnociências”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Entre os oradores confirmados encontra-se Ricardo Araújo Pereira, D. José Cordeiro, Luciano Manicardi, Sofia Reimão, Annabela Rita, José Carlos Seabra Pereira, Noa Carballa Rivas, Victoria Cava, Rodrigo Almeida e Sousa, Jorge Bacelar Gouveia, Eduardo Duque, Isabel Ponce Leão, Micaela Ramon, Isabel Galriça Neto, Manuel Barbosa, Tiago Cavaco, Marco Daniel Duarte, José A. Carvalho, Alexandre Brito, Eduardo Madureira e Luís António Santos, Lúcia Gonçalves e Nuno Gil, informa a organização.

A realização do congresso assenta num quadro que “parte do princípio universal do humano como um ser mortal e simultaneamente deseja dar vida ao sonho de imortalidade”, lê-se no comunicado.

Paulo Alves e Eugénia Abrantes Magalhães presidem, respetivamente, à Comissão Científica e à Comissão Organizadora do Congresso Internacional.

O Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) é uma associação privada, sem fins lucrativos, formalmente constituída por 24 membros fundadores, no dia 23 de dezembro de 2017, no Santuário de Fátima.

LFS

Leiria: Bispo apresenta «Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo»
Fev 21 todo o dia

Leiria, 14 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai presidir à sessão de apresentação do «Relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo», da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que terá lugar na aula magna do seminário, às 21h00, dia 21 de fevereiro.

Além de D. António Marto, haverá intervenções da Catarina Bettencourt, diretora da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, em Portugal, e do padre Diamantino Antunes, missionário da Consolata em Moçambique, que falará sobre os mártires de Guiúa (23 catequistas e familiares que foram martirizados em 1992, na Diocese de Inhambane) e ainda sobre os ataques fundamentalistas no norte daquele país, na diocese de Pemba, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

O documento abrange o período de junho de 2016 a junho de 2018 e refere as violações e limitações à liberdade religiosa e as perseguições por motivos religiosos em países como a China, a Índia, vários do Médio Oriente, alguns de África e muitos outros.

A opressão e perseguição levam a que, na prática, as minorias religiosas vejam degradar-se as suas condições de vida, “por vezes até ao intolerável”, refere o relatório.

A sessão será coordenada por Fátima Sismeiro, presidente da Comissão diocesana Justiça e Paz.

LFS

Santa Sé: Encontro do Papa com presidentes das conferências episcopais
Fev 21_Fev 24 todo o dia

Cidade do Vaticano, 12 set 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco convocou os presidentes de todas as Conferências Episcopais do mundo para um encontro no Vaticano, de 21 a 24 de fevereiro de 2019, dedicado ao tema da “proteção dos menores”.

O anúncio foi feito hoje pela sala de imprensa da Santa Sé, sublinhando que a proposta partiu do conselho consultivo de cardeais, o chamado ‘C9’.

“O Conselho refletiu amplamente com o Santo Padre sobre o tema dos abusos”, assinala a nota oficial.

LFS

Vaticano: Papa convoca reunião inédita para debater prevenção de abusos sexuais

Vaticano: Cimeira sobre proteção de menores quer acabar com encobrimento de abusos e reforçar prevenção

 

UCP: Seminário sobre «As instituições judaicas ao tempo de Jesus»
Fev 21 todo o dia

Lisboa, 05 fev 2019 (Ecclesia) – «As instituições judaicas ao tempo de Jesus» vai ser o tema do seminário aberto «Cultura e História Bíblica», organizado pelo CITER (Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião) que tem início a 21 deste mês e termina a 30 de maio, em Lisboa.

Esta iniciativa vai ser orientada por João Lourenço, docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e realiza-se no auditório padre José Bacelar e Oliveira (antigo A1, edifício antigo da UCP), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

As sessões vão ser às quintas-feiras, das 18h30 às 20h00 e têm como objetivo uma aproximação ao mundo de então, “tomando como referência não apenas as imposições políticas da dominação romana que era, na verdade, sentida e vivida como uma opressão esmagadora da identidade judaica, mas também as «Instituições» judaicas mais representativas dessa identidade, assim como o âmbito das suas competências, a sua organização e estrutura, não descurando, igualmente, os impactos sociais e religiosos que as suas decisões tinham sobre a forma como a fé bíblica era vivida e praticada no quotidiano da população”, realça o comunicado.

LFS

ACEGE: Ciclo de conferências do núcleo de Leiria
Fev 21@18:30

Leiria, 11 fev 2019 (Ecclesia) – O Núcleo de Leiria da ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores de Empresas) vai realizar um ciclo de conferências, em colaboração com a Livraria Arquivo daquela cidade.

A primeira conferência está marcada para dia 21 de fevereiro, pelas 18h30, na Livraria Arquivo, subordinada ao tema “O impacto da inteligência artificial no nosso futuro”, com o professor João Ribeiro da Costa, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A 11 de abril será abordada a temática “Justiça. O que é que eu tenho a ver com isso?” por José Souto Moura, ex- procurador-Geral da República.

A última conferência (06 de junho) terá como tema “Lideranças que transformam as pessoas e a economia” com o professor Arménio Rego.

Todas as conferências têm entrada livre e decorrem, na Livraria Arquivo, em Leiria, a partir das 18h30.

LFS

Fev
22
Sex
UCP: Jornada de Teologia Prática sobre «tempo do estrangeiro»
Fev 22 todo o dia

Lisboa, 05 fev 2019 (Ecclesia) – A Jornada de Teologia Prática a realizar, em Lisboa, dia 22 de fevereiro tem como tema «tempo do estrangeiro» e conta com a participação da atriz Leonor Silveira.

A iniciativa – promovida pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – tornou-se um “lugar privilegiado de encontro entre diferentes saberes, sob o horizonte da indagação teológico-prática, em diálogo com o tecido eclesial e outras dinâmicas comunitárias na nossa sociedade”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Jornada vai proporcionar aos participantes os seguintes tópicos temáticos: “«Documento: O Estrangeiro, de Albert Camus»”; “«Teoria da fronteira – um diálogo possível entre José Tolentino Mendonça e Susan Sontang»”; “«Estrangeiros entre nós – problemas e contextos»”; “«A hospitalidade da fé – comunidades e mobilidades»”; “«O “outro”: medo ou fascínio?»” e “«Atravessar: uma espiritualidade para hoje»”, sublinha o programa.

Para além da atriz Leonor Silveira, a jornada conta com a presença de Alfredo Teixeira (FT-UCP), José Nunes (FT-UCP), José Manuel Pereira de Almeida (Vice-Reitor da UCP), Cristiana Vasconcelos Rodrigues (UAberta|CEC-UL), Sérgio Deodato (ICS-UCP), Mónica Coste (Irmãzinhas de Jesus), João Luís Marques (Arquiteto, CEAU-FAUP), Isidro Lamelas (FT-UCP), Tiago Freitas (Arquidiocese de Braga, FT-UCP), Inês Espada Vieira (FCH-UCP), Alexandre Palma (FT-UCP) e D. José Ornelas, Bispo de Setúbal.

Nesta edição, os participantes são convocados para o «tempo do estrangeiro», refletindo sobre a “centralidade desta condição humana na nossa contemporaneidade, mas estabelecendo pontes com a memória e a experiência cristãs”, finaliza a nota.

LFS

NACIONAL

VATICANO

INTERNACIONAL