Açores: Peregrinação da Diocese de Angra à Terra Santa mobiliza ilhas e diáspora

D. João Lavrador acompanha viagem pelos «passos de Cristo» que marca a última semana do Jubileu da Misericórdia

Lisboa, 15 nov 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Angra, nos Açores, inicia hoje uma peregrinação de oito dias à Terra Santa, organizada pelo setor da Mobilidade Humana e presidida pelo bispo diocesano, D. João Lavrador.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o bispo de Angra destaca a oportunidade de “percorrer os passos” de Cristo numa semana especial, a última do Ano Santo da Misericórdia que será oficialmente encerrado pelo Papa Francisco em Roma, no próximo domingo.

“Como disse o Papa, Jesus Cristo é que é realmente o revelador da misericórdia do Pai, e portanto vamos percorrer os passos de Jesus Cristo onde ele revelou, pela sua passagem, a sua encarnação, o rosto misericordioso do Pai”, realça o prelado.

Outra mais-valia será a promoção da “unidade” diocesana, uma vez que integrados nesta viagem estarão peregrinos das diversas ilhas do Arquipélago dos Açores, além de “vários presbíteros e um pequeno grupo de leigos da diáspora”.

“Dada a configuração geográfica da diocese, nós temos que encontrar sempre motivos, ações que proporcionem realmente aquilo que é a unidade de toda a diocese. Em primeiro lugar, uma unidade mais espiritual a nível da comunhão entre todos, e essa tem que se ir fazendo sempre para além das condições difíceis da própria geografia”, realça D. João Lavrador.

O roteiro desta peregrinação, até dia 22 de novembro, prevê visitas ao parque arqueológico em Cesareia, ao Monte Carmelo, a Caná da Galileia, ao Mar da Galileia e aos santuários em redor, ao Monte das Tentações e a Qumran, onde os participantes terão oportunidade de apreciar um conjunto de manuscritos descobertos em 1947.

Durante a deslocação, os peregrinos vão seguir também até Telavive, Belém, Ein Karem, e visitar os museus de Israel, onde se encontra a maquete da cidade do período de Jesus.

Dois momentos muito significativos estão guardados para o percurso da Via-Sacra até ao Santo Sepulcro e para a presença numa “audiência com o patriarca latino de Jerusalém”.

D. João Lavrador destaca o “grande número de inscrições” registadas para a peregrinação, o que levou a diocese açoriana a dividir a viagem à Terra Santa em duas partes.

“Vamos agora um grupo nesta altura com 55 pessoas, e depois haverá um outro mais ou menos com o mesmo número em fevereiro, mas com a mesma intenção, dar continuidade ao Jubileu da Misericórdia e ir àqueles terras que falam sobre o que Jesus Cristo disse e fez”, completou.

A peregrinação da Diocese de Angra à Terra Santa, com o tema “Nos Passos de Cristo”, tem como guia o padre Jacinto Bento, diretor do Serviço Diocesano para a Mobilidade Humana.

PR/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top