Bento XVI: Vaticano desmente notícias sobre doença do Papa emérito

Predecessor do Papa Francisco vai completar 91 anos em abril

Cidade do Vaticano, 15 fev 2018 (Ecclesia) – A sala de imprensa da Santa Sé considerou “falsas” as recentes notícias sobre uma alegada doença “paralisante ou degenerativa” que afetaria o Papa emérito Bento XVI.

A nota divulgada pelo portal especializado ‘Vatican News’ realça que, dentro de dois meses, Bento XVI vai completar 91 anos e, como o próprio assumiu, “sente o peso dos anos, como é normal nesta idade”.

A informação sobre uma alegada doença do Papa emérito foi atribuída ao seu irmão mais velho, monsenhor Georg Ratzinger, em entrevista a uma revista alemã, ‘Neue Post’.

No início deste mês, Bento XVI enviou uma carta ao jornal italiano ‘Corriere della Sera’, na qual fala sobre o “lento declínio das forças físicas” e assume, a caminho dos 91 anos, viver um momento de peregrinação interior “para Casa”.

Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn (Alemanha), no dia 16 de abril de 1927, um Sábado Santo, e passou a sua infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da Áustria.

Nos últimos meses da II Guerra Mundial (1939-1945), foi arrolado nos serviços auxiliares antiaéreos pelo regime nazi.

Juntamente com o seu irmão Georg, foi ordenado padre a 29 de junho de 1951; dois anos depois, doutorou-se em teologia com a tese ‘Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho’.

De 1962 a 1965, participou no Concílio Vaticano II como ‘perito’, após ter chegado a Roma como consultor teológico do cardeal Joseph Frings, arcebispo de Colónia.

Em 25 de março de 1977, o Papa Paulo VI nomeou-o arcebispo de Munique e Frisinga; a 28 de maio seguinte, recebeu a sagração episcopal e escolheu como lema episcopal ‘Colaborador da verdade’.

O mesmo Paulo VI criou-o cardeal, no consistório de 27 de junho de 1977.

Em 1978, participou no Conclave, celebrado de 25 a 26 de agosto, que elegeu João Paulo I; este nomeou-o seu enviado especial ao III Congresso Mariológico Internacional que teve lugar em Guaiaquil (Equador) de 16 a 24 de setembro; mo mês de outubro desse mesmo ano, participou também no Conclave que elegeu João Paulo II.

O Papa polaco nomeou o cardeal Ratzinger como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, em 25 de novembro de 1981.

No dia 19 de abril de 2005 foi eleito como o 265.º Papa, sucedendo a João Paulo II; a 11 de fevereiro de 2013, Dia Mundial do Doente e memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, anunciou a renúncia ao pontificado, com efeitos a partir do dia 28 do mesmo mês, uma decisão inédita em quase 600 anos de história na Igreja Católica.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top