Conferência «Enovar 2019» debateu necessidade de novas lideranças, numa organização do Secretariado Nacional Alpha

Braga, 11 fev 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga disse à Agência ECCLESIA que a ação pastoral da Igreja Católica tem necessidade de renovação, valorizando a sua mensagem na sociedade atual.

“Não é o Evangelho que está em crise, não é a Igreja que está em crise: nós temos necessidade de encontrar novas modalidades de proclamar o mesmo Evangelho, de modo que possa testemunhar uma grande credibilidade e a sua mais-valia para os dias de hoje”, referiu D. Jorge Ortiga, durante os trabalhos da conferência ‘Enovar 2019’, uma organização do Secretariado Nacional Alpha, no auditório do Espaço Vita, da Arquidiocese de Braga.

O arcebispo primaz falou do Curso Alpha como uma “ferramenta” para a ação da Igreja Católica, insistindo na “urgência de que os cristãos se tornem verdadeiros discípulos” e com consciência da missão que têm a realizar.

Para D. Jorge Ortiga, é necessário superar a tentação de fazer apenas “diagnósticos negativos” da realidade, para regressar ao “essencial”, que é a figura de Jesus Cristo.

“Liderança à luz da fé” foi o tema da edição de 2019 da conferência Enovar, que decorreu entre sábado e domingo.

O padre Jorge Silva Santos, diretor nacional Alpha, explicou à Agência ECCLESIA que a iniciativa procura despertar a “paixão por Deus” para “passar à ação”, liderando novos processos.

Os trabalhos apresentaram novas ferramentas e visões pastorais, propondo uma “liderança em conjunto” que promova comunidades “vivas e missionárias”.

“Hoje há leigos que, quando começam a sonhar com outros, conseguem transformar o mundo à sua volta”, declarou.

José Maria Gallardo, responsável para “a Europa dos Cursos Alpha, destaca o impacto desta “dinâmica de transformação pastoral”, nas várias comunidades cristãs.

“A transformação pastoral é um dado que não se pode travar, em toda a Europa”, sustentou.

A intenção é promover uma maior proximidade, “na própria comunidade e com os que estão longe do caminho de Jesus”.

Hugo Gaspar faz parte do “grupo de louvor” que animou o Enovar 2019, conjugando música e oração num estilo musical “diferente”, o pop-rock, “que se ouve todos os dias na rádio”.

“O fundamental é o serviço, levar as pessoas ao louvor”, refere o jovem católico, natural de Cantanhede.

Os Cursos Alpha surgiram na Igreja Anglicana e alargaram-se às comunidades católicas, como proposta de “primeiro anúncio” da fé; cada curso é organizado em várias sessões, com debate em pequenos grupos, após um encontro ao jantar.

HM/OC

 

Braga: Secretariado Nacional Alpha apresenta exemplos de liderança para promover mudança na ação das comunidades católicas (c/vídeo)

Partilhar:
Share