Criada a Paróquia de São João Baptista de Coimbra

No dia 24 de Junho de 2010, foi criada a Paróquia de São João Baptista da cidade de Coimbra, com todos os deveres e obrigações consoantes descritos no Código de Direito Canónico. Neste mesmo dia, o Pastor diocesano nomeou nomeou o Padre Jorge Santos como pároco de São João Baptista. Declarou também São João Baptista como padroeiro da nova paróquia.

Depois de consultar o Conselho Presbiteral e os conselhos do governo da diocese, o Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, achou, por bem, criar esta paróquia após a “caminhada” efectuada por esta comunidade sob orientação do então Reitor Padre Jorge da Silva Santos. Recorde-se que a 24 de Junho de 2009 tinha sido criada a “Reitoria de São João Baptista”.

O território da paróquia é o mesmo que estava estabelecido para a Reitoria de São Baptista: “Partindo da intersecção da Ribeira do Chão do Bispo com o Rio Mondego, o limite segue pelo eixo do rio, para Sul, passando pela Ponte da Portela e seguindo para Poente, sempre pelo eixo do Rio, flecte, a partir do Rebolim, para Norte até à foz da linha de água da Quinta da Nora nas imediações da Ponte da Rainha Santa Isabel. Desde este ponto segue para Nascente, sempre por esta linha de água e parque linear do Vale das Flores, até às Nogueiras; cruzando a estrada das Beiras, segue em linha recta, atravessa a Rua D. Ernesto Sena de Oliveira, continuando até à Rua da Irmã Lúcia de Jesus; flecte depois para Sul, contornando o jardim público até à Rua João Moreno e segue por esta Rua até à Avenida Fernando Namora. Daqui segue por esta Avenida para Norte até encontrar o caminho pedonal que leva à Ladeira da Portela da Cobiça, seguindo por esta até ao cruzamento com Rua da Porteladinha. A partir deste ponto segue em linha recta para Nascente até encontrar o eixo da Ribeira do Chão do Bispo, seguindo depois por esta Ribeira, até ao ponto de partida, intersecção da Ribeira com o Rio Mondego”.

Embora o decreto da criação da nova paróquia tenha sido assinado pelo Bispo de Coimbra a 24 de Junho, só foi tornado público, no dia 26, numa celebração eucarística a que D. Albino Cleto fez questão de presidir. Aí, perante a comunidade cristã reunida no templo foi lido o decreto. Na homilia, o prelado também explicou as razões da criação desta paróquia. Para D. Albino Cleto, este facto é por causa do “número”. “As populações foram crescendo, a cidade expandiu-se para este lado e foi necessário constituir aqui uma comunidade de fiéis”, explicou. “Mas, quando o número de cristãos decresce, aí teremos que extinguir paróquias. Oxalá que nunca se verifique isso em Portugal”.

Para D. Albino Cleto, uma paróquia não nasce unicamente para celebrar a fé, mas para ir ao encontro dos outros, da vida e da sociedade. O prelado também pediu para que este novo bairro e nova universidade crescessem também, na fé, com as orações de toda a comunidade.

A Reitoria de São João Baptista apesar de ter tido somente um ano de vida, foram muitas as actividades que mereceram destaque na comunicação social.

O Padre Jorge Santos reconhece que ainda há muito a fazer. Apenas regista a participação de três centenas de fiéis nas celebrações eucarísticas. “Muitos dos que aqui vivem, estão ligados ainda afectivamente à paróquia mãe, que era S. José”, e não se pode corta radicalmente o cordão umbilical, que é perfeitamente compreensível, explica-nos o novo pároco.

O Padre Jorge Santos tem apostado mais nos fiéis que estão afastados da realidade da Igreja. Para isso, adoptou o curso Alpha (que conheceu em Londres) à realidade da sua comunidade e propõe aos participantes, servido com um jantar, uma nova forma de olhar para a Igreja. Só este ano fez dois cursos e tem agendado para o próximo ano cerca de três. Como qualquer paróquia, também já iniciaram a catequese, embora ainda com poucas crianças e salas. Para resolver o problema da falta de espaço, o Padre Jorge Santos pretende arranjar mais pavilhões pré-fabricados para servirem de salas para a catequese. Para já, não se coloca a preocupação da igreja definitiva, mas sim da comunidade poder crescer ao seu ritmo.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top