Angra do Heroísmo, Açores, 23 jan 2019 (Ecclesia) – A Associação Movimento de Romeiros de São Miguel, na Diocese de Angra, vai promover um retiro de preparação para as romarias quaresmais, a 27 de janeiro, na Escola Básica e Integrada Gaspar Frutuoso, na Ribeira Grande.

‘A espiritualidade do Romeiro – Evangelizador em Missão’ é o tema do retiro, onde podem participar todos os romeiros, que vai ser orientado pelo padre José Júlio Rocha, prefeito de Estudos no Seminário Episcopal de Angra.

O sítio online ‘Igreja Açores’ destaca que o encontro conta também com a reflexão ‘Espiritualidade e vivências cristãs’, apresentada pelo romeiro da diáspora açoriana Dionísio Costa.

A Associação Movimento de Romeiros de São Miguel vai terminar o retiro com a celebração da Eucaristia.

Na maior ilha do arquipélago dos Açores, São Miguel, as romarias quaresmais vão mobilizar cerca de 2500 homens a partir de 9 de março, primeiro sábado da Quaresma, até Quinta-Feira Santa.

Em 2022 vão comemorar-se 500 anos de existência das romarias em São Miguel; segundo a tradição, tiveram origem nos terramotos e erupções vulcânicas no século XVI, contextualiza o sítio de informação online da Diocese de Angra.

CB/OC

Partilhar:
Share