Este sábado, a partir das 09h45, com o acolhimento, e termina com a Eucaristia às 12h00

Faro, 29 ago 2018 (Ecclesia) – As irmãs Carmelitas Descalças, do Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo, na Diocese do Algarve, convidaram o coro ‘Vox d’Aurum’, que canta música sacra, para testemunhar no ‘Encontros no Silêncio’, este sábado, 1 de setembro.

“É um grupo de jovens que canta música sacra, é um testemunho de serem tão jovens e estarem a dar os dons recebidos por Deus, respondem à pergunta cantando música sacra”, disse hoje a irmã Lúcia Maria em declarações hoje à Agência ECCLESIA.

Neste contexto, a religiosa Carmelita Descalça sublinha que os jovens respondem à pergunta ‘Que queres de mim, Jesus?’, que dá mote aos encontros no convento, “cantando música sacra” e que vai ser partilhada e testemunhada a partir das 09h45, deste sábado.

A irmã Lúcia Maria divulga que, no dia 1 de setembro, o coro de câmara ‘Vox d’Aurum’ também vai dar um concerto em São Luís, em Faro, depois de nesta quarta-feira terem estado na Sé da Diocese do Algarve.

Os ‘Encontros no Silêncio’, do Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo, na Diocese do Algarve, é um trabalho vocacional “em união com os padres Carmelitas Descalços onde as freiras de clausura fazem “o que está ao alcance”.

“Não queremos fazer doutrina sobre oração, o objetivo mesmo é um bocadinho radical porque é colocarem-se diante de Jesus no silêncio. Os protagonistas são os jovens e Jesus”, contextualiza a irmã Lúcia Maria, observando que apenas “criam o espaço propicio, no silêncio”, e no ambiente “de recolhimento do mosteiro de clausura”.

A dinâmica dos encontros mensais é para além do testemunho colocar os jovens “diante de texto vocacional da Sagrada Escritura” e que façam uma reflexão, ou seja, só preparam o caminho.

Segundo a religiosa têm tido a adesão de um grupo “relativamente estável que se mantém quase fixo”, “quase sempre acima dos 15 participantes”, alguns encontros com mais de 25 pessoas e há catequistas que aproveitam a iniciativa “como parte do programa dessa semana”.

Os ‘Encontros no Silêncio’ têm lugar nas manhãs dos primeiros sábados de cada mês, a partir das 09h45, com o acolhimento, e terminam com a Eucaristia às 12h00, no Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no patacão, em Faro.

A iniciativa para jovens a partir dos 18 anos é um espaço orante para “escutar Jesus e ajudar discernir a vocação a que Ele os chama, seja na vida religiosa, sacerdotal ou no matrimónio”, com diversos testemunhos de sacerdotes, consagrados e à vida matrimonial.

A irmã Lúcia Maria revela ainda que as Carmelitas Descalças no Patacão vão “tentar continuar” a dinamizar os encontros a partir de outubro “unidas à proposta da Conferência Episcopal Portugal e ao carater do ano missionário”.

“Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das Missões, tem muito a dizer aos jovens de hoje e como ser apostolas através da clausura”, acrescenta, adiantando que os encontros vão passar a ser à sexta-feira à noite.

A Conferência Episcopal Portuguesa convocou um Ano Missionário em todas as dioceses católicas do país, de outubro de 2018 a outubro de 2019, com a Nota Pastoral “Todos, Tudo e Sempre em Missão”, respondendo a uma iniciativa do Papa Francisco.

CB

Partilhar:
Share