Lisboa, 11 set 2018 (Ecclesia) – O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja celebra-se a 18 de outubro (dia de São Lucas, padroeiro dos artistas) e este ano tem como tema «Diálogos com a Arte Cristã».

Esta iniciativa que se assina desde 2011 visa promover “a reflexão e a partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, mas também debater novas propostas de atuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios com que se confrontam”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesse sentido, as comemorações deste dia pretendem “alcançar um âmbito nacional, de modo a potenciar as oportunidades de partilha entre os diferentes serviços, bem como permitir uma maior visibilidade e sensibilização junto de um mais vasto leque de pessoas, dentro e fora do contexto eclesial”, lê-se no comunicado.

Neste ano de 2018, procurando adequar a iniciativa às principais orientações do Ano Europeu do Património Cultural, particularmente, nos domínios da diversidade cultural, coesão social e interculturalidade, propõe-se o tema «Diálogos com a Arte Cristã».

As ações, a desenvolver entre os dias 18 e 21 de outubro de 2018, vão desde conferências, exposições, lançamentos editoriais, apresentação de intervenções de reabilitação, visitas guiadas, concertos, e outros eventos, envolvendo arte religiosa, bibliotecas eclesiais, arquivos ou património imaterial.

LFS

Partilhar:
Share