Braga, 01 fev 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, vai presidir à Eucaristia do Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa (UCP), às 11h30, deste domingo, na Catedral minhota.

A UCP celebra anualmente o seu dia nacional no primeiro domingo de fevereiro, este ano com o lema ‘A ciência ao serviço do bem comum’.

“Uma Universidade Católica tem por tarefa principal ser um dos modos de realização da missão da Igreja, na transformação da sociedade em que se insere, no sentido de sempre maior humanização das relações humanas”, refere a instituição de ensino em comunicado.

A Universidade Católica Portuguesa pretende “incarnar”, no dia-a-dia do seu trabalho científico e pedagógico, “a permanente missão da Igreja em saída”.

No seu sítio na internet, a Arquidiocese de Braga informa que as coletas das celebrações litúrgicas deste domingo são “exclusivamente” para apoiar “financeiramente o funcionamento” do Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia.

A UCP promove hoje uma sessão solene de celebração do seu Dia Nacional, com a presença do prefeito da Congregação para a Educação Católica (Santa Sé), cardeal Giuseppe Versaldi, presidida pelo magno chanceler da UCP, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, incluindo discursos da reitora da universidade, Isabel Capeloa Gil, a partir das 16h30, em Lisboa.

A Universidade Católica Portuguesa tem quatro centros – Lisboa (sede), Porto, Braga e Viseu – com 10 850 alunos em cursos conferentes de grau e 7549 em cursos não conferentes de grau; criada em 1967, é reconhecida pelo Estado como instituição universitária livre, autónoma e de utilidade pública.

CB/OC

Partilhar:
Share