Bragança, 05 fev 2019 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP) de Bragança-Miranda vai começar a 11 de fevereiro um ciclo de estudos, centrado no tema geral do ‘discipulado missionário’, que decorre ao longo dos próximos três anos.

“Pretendemos reaprender a ser discípulos ao jeito e ao modo de Jesus. Só assim poderemos ser autenticamente fiéis ao dom recebido, à nossa eleição e à nossa vocação. Aprender de Jesus, com Jesus e por Jesus é estar em permanente comunhão e união com a Sua Santa Igreja Católica”, explica o vigário episcopal para a Ação Pastoral e Diaconia da Caridade, o padre José Bento Soares.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda explica que o novo ciclo de estudos do IDEP pretende “responder à necessidade e urgência de capitalizar mais e melhor os agentes pastorais”.

‘Discípulos Missionários em comunhão’ é o tema central do novo ciclo de estudos, que vai ter a duração de três anos, e começa com o Curso Geral da ‘Maturidade da Fé’, no próximo dia 11, pelas 20h30, na igreja dos Santos Mártires, em Bragança.

A formação destina-se a todos os leigos em geral e tem o formato de módulos temáticos e formativos, num total de seis.

Além dos “módulos obrigatórios”, o IDEP vai disponibilizar também um conjunto de roteiros para o “exercício dos ministérios litúrgico e da ação pastoral social e da fragilidade humana”.

“Com isto pretendemos que não só capitalize os agentes pastorais, como também suscite neles a inquietação e a busca incessante e inebriante do Deus da Misericórdia total e definitivamente revelado em Jesus Cristo e presente na Sua Igreja Católica”, acrescentou o padre José Bento Soares.

Segundo o comunicado, as inscrições para o ciclo de estudos do Instituto Diocesano de Estudos Pastorais podem ser feitas presencialmente, por telefone, ou e-mail, junto dos serviços da Cúria Diocesana ou da Vigararia Episcopal para a Ação Pastoral.

CB/OC

Partilhar:
Share