Cidade do Vaticano, 10 set 2018 (Ecclesia) – A segunda meia-maratona de Roma «Via Pacis», que decorre a 23 de setembro, a partir da Praça de S. Pedro, no Vaticano, tem como tema «Paz, integração, inclusão e solidariedade».

Com o patrocínio do Conselho Pontifício da Cultura, esta atividade desportiva, à semelhança da primeira edição, em 2017, o percurso “passa por lugares emblemáticos de oração da capital italiana, como a basílica de S. Pedro, sinagoga, mesquita e igrejas protestantes e ortodoxas, com o propósito de inspirar o diálogo inter-religioso, o ecumenismo e a paz”, lê-se no site do Conselho Pontifício da Cultura.

De acordo com um comunicado de imprensa do Conselho Pontifício da Cultura, estão previstas duas corridas, organizadas pela Federação Italiana de Atletismo, abertas a atletas profissionais, além de pessoas de todas as idades, inclusive portadoras de deficiência: além da meia-maratona, com 21,097 km, com carácter competitivo, haverá um percurso de cinco km intitulado “Run for peace”.

Os organizadores pretendem que a “Run for peace” se transforme num «dia de festa num espírito de amizade e de paz», quer correndo quer caminhando, porque «o importante será lançar a própria mensagem de paz».

O comité de honra é constituído pela presidente da autarquia romana, também patrocinadora do evento, o presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o rabino chefe, a presidente da comunidade judaica de Roma, o secretário-geral do Centro Islâmico Cultural de Itália, o imã grande mesquita da cidade e representantes das uniões hindus e budistas italianas, entre outras personalidades.

LFS

Partilhar:
Share