Antes, arcebispo português apresenta reflexão sobre «rostos e estilos de vida dos crentes»

Lisboa, 01 set 2018 (Ecclesia) – O arcebispo português D. José Tolentino Mendonça vai ser distinguido com a terceira edição do galardão ‘Uma vida por… paixão!’ pelo jornal ‘Avvenire’, da Igreja católica em Itália, este domingo, no palácio de Aumale, em Terrasini.

“Uma das vozes mais autorizadas e conhecidas da cultura portuguesa, protagonista do debate cultural europeu, autor de poesia e ensaios que lhe valeram vários reconhecimentos e traduções em numerosas línguas», refere o programa sobre D. José Tolentino Mendonça.

Antes da cerimónia, o sacerdote e poeta natural da Madeira apresenta o tema “O ‘Discurso da Montanha’. Rostos e estilos de vida dos crentes”, a partir das 18h00 (menos uma hora em Lisboa) deste domingo, na catedral de Terrasini.

O arcebispo português vai ser entrevistado pelo jornalista Alessandro Zaccuri, do “Avvenire”, e a cerimónia decorrerá no palácio de Aumale, em Terrasini, próximo de Palermo, na ilha da Sicília, depois de um concerto do Coro Polifónico de Balzo, que começará pelas 21h00 locais, informa o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A entrega do prémio este domingo encerra a terceira edição da festa “’Avvenire’… per passione!’, dedicada ao tema “Felizes vós!… Ou o ‘Discurso da Montanha’: a lógica que muda o coração”, que começou no dia 30 de agosto.

Na sessão vão intervir o presidente do município de Terrasini, o arcebispo de Monreale, D. Michele Pennisi, e o diretor do diário católico dos bispos transalpinos, que este ano assinala o 50.º aniversário, Marco Tarquinio, entre outras personalidades.

Hoje, D. José Tolentino Mendonça toma posse como arquivista e bibliotecário da Santa Sé, numa sessão privada junto dos funcionários destas instituições da Santa Sé, e depois vai participar na festa do “Avvenire” ao presidir à missa na igreja Redemptoris Mater, em Cinisi, informa o secretariado português.

O Papa Francisco nomeou, a 26 de junho, o sacerdote madeirense como arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, elevando-o à dignidade de arcebispo.

D. José Tolentino Mendonça nasceu em 1965 na localidade de Machico, no Arquipélago da Madeira,  foi ordenado bispo, no passado dia 28 de julho no Mosteiro dos Jerónimos, quando completava 28 anos de sacerdócio; É doutorado em Teologia Bíblica.

CB

Partilhar:
Share