Lisboa, 30 jan 2019 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai promover esta sexta-feira uma sessão solene de celebração do seu Dia Nacional, com a presença do prefeito da Congregação para a Educação Católica (Santa Sé), cardeal Giuseppe Versaldi.

A celebração tem início marcado para as 16h30, no Auditório Cardeal Medeiros (Edifício da Biblioteca João Paulo II) da UCP, em Lisboa.

O tema escolhido para a celebração de 2019 é “A Ciência ao Serviço do Bem Comum”.

A sessão académica é presidida pelo magno chanceler da UCP, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, incluindo discursos da reitora da universidade, Isabel Capeloa Gil, e a intervenção do prefeito da Congregação para a Educação Católica.

A Oração de Sapiência, intitulada ‘O triunfo das bactérias: Uma alegoria das ameaças à Casa Comum’, será proferida por Célia Manaia, professora catedrática da Escola Superior de Biotecnologia da UCP.

Durante a sessão solene vai ser entregue a medalha de ouro ao cónego João Seabra, diretor do Instituto de Direito Canónico e primeiro capelão da UCP.

O programa comemorativo engloba ainda a inauguração da exposição ‘Os olhos escutam’, com curadoria de Paulo Pires do Vale, na Galeria Fundação Amélia de Mello.

A Universidade Católica Portuguesa tem quatro centros – Lisboa (sede), Porto, Braga e Viseu – com 10 850 alunos em cursos conferentes de grau e 7549 em cursos não conferentes de grau; criada em 1967, é reconhecida pelo Estado como instituição universitária livre, autónoma e de utilidade pública.

OC

Partilhar:
Share