Lisboa, 13 dez 2018 (Ecclesia) – A professora Ana Jorge vai tomar hoje posse como diretora da Faculdade de Teologia, pelas 15h00, na Biblioteca Eduardo Coelho, reitoria da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Em comunicado, a instituição académica acrescenta que na mesma ocasião vão ser empossados os restantes membros do Conselho de Direção.

Ana Maria Jorge é a primeira mulher e leiga a assumir este cargo; tinha sido designada diretora interina da Faculdade de Teologia, na sequência da nomeação de D. José Tolentino Mendonça, anterior diretor, como bibliotecário e arquivista da Santa Sé.

A nova diretora é doutora em Ciências Históricas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Lovaina, com a tese “O Episcopado da Lusitânia durante a Antiguidade tardia”; leciona na área de História da Igreja, História do Cristianismo e, ainda, metodologia; é coordenadora do Mestrado em Estudos da Religião e já dirigiu o Centro de Estudos de História Religiosa da UCP e a revista ‘Lusitania Sacra’ (2007 a 2010).

A abertura da Faculdade de Teologia ocorreu há 50 anos, a 4 de novembro de 1968, com os ciclos Propedêutico e Geral. Além de Lisboa, está presente desde 1987 em Braga e no Porto.

OC

Igreja/Ensino: Ana Jorge é a nova diretora da Faculdade de Teologia

Partilhar:
Share