Fátima, 20 ago 2018 (Ecclesia) – A Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD) em Portugal recebe o Encontro Europeu de Estudantes Carmelitas, com cerca de 85 participantes, entre hoje e dia 25 de agosto, na Domus Carmeli, em Fátima.

“A escolha de Fátima prende-se com o desejo destes jovens Carmelitas conhecerem melhor a mensagem de Fátima e aprofundar o cunho mariano do Carmelo Teresiano que tem como mãe e padroeira Nossa Senhora do Carmo”, explicam os religiosos.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a OCD informa que o programa do encontro vai ter momentos de oração, de reflexão e convívio e foi pensado pela Conferência Europeia de Provinciais Carmelitas Descalços.

Os estudantes vão assistir a reflexões do reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, sobre ‘Maria, Mãe da Igreja, na mensagem de Fátima’; a ‘Espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta, e da Serva de Deus, Ir. Lúcia de Jesus’ vai ser apresentada pela vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia, a irmã Ângela Coelho.

O responsável pela Província espanhola de Santa Teresa, o padre Miguel Marquez, vai falar sobre ‘A Virgem Maria na história e nos santos carmelitas’ e os cerca de 85 participantes vão também confraternizar com as religiosas de clausura do Carmelos de Fátima e de Coimbra, bem como visitar o antigo Deserto dos Carmelitas Descalços em Portugal, a atual Mata Nacional do Buçaco.

O padre geral da Ordem dos Carmelitas Descalços, frei Savério Cannistrà, também vai estar presente para refletir e dialogar com os cerca de 85 participantes – estudantes e formadores – sobre o futuro da OCD na Europa.

O encontro europeu que se realiza a cada três anos é oportunidade de conhecimento dos participantes “refletirem juntos o presente e o futuro” dos Carmelitas Descalços.

A Ordem dos Carmelitas Descalços foi fundada por Santa Teresa de Jesus e S. João da Cruz e fazem parte as Irmãs Carmelitas Descalças, os Padres e Irmãos Carmelitas Descalços e os Seculares Carmelitas Descalços (OCDS).

CB

Partilhar:
Share