Imagem: Diocese de Viseu

Viseu, 08 fev 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu vai dinamizar as jornadas de formação permanente do seu clero, com o tema geral ‘Nas urgências da Família… a emergência da Juventude’, dias 11 e 12 de fevereiro, no auditório do Seminário Maior.

O programa enviado hoje à Agência ECCLESIA, informa que o encontro de atualização teológico-pastoral começa com a reflexão sobre ‘as urgências da Família’ – Abrir o olhar sobre as diversas problemáticas da família, com o padre Virgílio Rodrigues e o diácono Joaquim Cardoso, às 10h00.

Duas horas depois, vão falar sobre ‘o caminho diocesano da pastoral familiar’, e da parte da tarde, a partir das 14h30, sobre questões práticas, nomeadamente ‘Centros Sociais Paroquiais e outros assuntos’, com o padre António Carlos, da Diocese da Guarda.

No dia seguinte, 12 de fevereiro, os sacerdotes viseenses centram-se na ‘emergência da Juventude’, com a apresentação do Documento Final do Sínodo dos Bispos dedicado aos Jovens, com o padre António Jorge.

A partir das 12h00, o debate é sobre ‘Caminhos de acompanhamento dos jovens no amadurecimento da fé no discernimento vocacional’, com o padre Paulo Vicente, que participou nas duas últimas edições internacionais da Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia e no Panamá, presididas pelo Papa Francisco, respetivamente em 2016 e 2019, e Fernando Chapeiro, da Comissão Diocesana da Juventude.

As jornadas de formação permanente vão encerrar com a apresentação global do Regulamento Geral da Proteção de Dados, por Lurdes Esteves, da Paróquia do Campo.

A Diocese de Viseu informa ainda que as inscrições para as jornadas de atualização teológico-pastoral do clero devem ser entregues no seminário até hoje, 8 de fevereiro, para além das alternativas de um formulário online e por telefone.

CB

Partilhar:
Share