Igreja/Ensino: Padre José Tolentino Mendonça identifica «desafios» da Faculdade de Teologia como «laboratório de pensamento»

Sacerdote tomou posse como diretor da instituição da Universidade Católica Portuguesa

Lisboa, 25 mai 2018 (Ecclesia) – O padre José Tolentino Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), tomou hoje posse como novo diretor da Faculdade de Teologia (FT) e defendeu um maior diálogo com o mundo da Cultura.

Em declarações à Agência ECCLESIA, após a sessão solene, o diretor da Faculdade de Teologia deixou votos de que a instituição “possa ser uma produtora de pensamento, um grande laboratório de pensamento e de diálogo que é absolutamente indispensável para o progresso do país”.

O sacerdote madeirense explicou que o primeiro desafio é “o reforço do próprio projeto” da faculdade, que “vive, neste momento, uma certa mudança geracional”.

“Precisa de ter a consistência necessária nos seus protagonistas para poder desenvolver a sua atividade”, precisou.

Para o padre José Tolentino Mendonça, a FT tem também o desafio de “crescer bem”, num campo “muito exigente que é hoje o mundo da educação superior e universitária”, aliando uma grande capacidade a nível do ensino ao campo da investigação.

O responsável pretende que a Faculdade de Teologia “possa servir verdadeiramente, de uma forma visível e eficaz, as necessidades da Igreja em Portugal e também da cultura”.

Segundo o padre e poeta, a FT para dialogar mais com outros saberes, tem de “vencer um certo isolamento a que a própria cultura”, muitas vezes remete ,os estudos dessa área e “afirmar a sua relevância”.

“A teologia não é só um elemento histórico fundamental para perceber o que é a universidade; no mundo contemporâneo, tem um papel fundamental de cimento, de coesão, faz todas as ciências pensarem não simplesmente nas verdades penúltimas mas também nas verdade ultimas do destino do homem e do mundo”.

Já a reitora da UCP, explicou que escolher o diretor da Faculdade de Teologia “é sempre difícil” porque “é uma unidade nuclear na Universidade” que funciona, de certa forma, como “plataforma de articulação” entre as outras unidades, sobretudo, na “afirmação e cultivo do que é a identidade e missão da instituição”.

No seu discurso, Isabel Capeloa Gil assinalou que o desafio é uma “teologia em saída”, uma vez que, precisam de “dar visibilidade” ao que se faz na Universidade Católica “no âmbito dos estudos teológicos”.

A responsável falou da “especificidade do conhecimento, do saber e da investigação em teologia”, que leva a “comunicar com o exterior e com a sociedade”, na qual existe um “desconhecimento profundo” daquilo que é o cristianismo e o fenómeno religioso.

“Esse desafio também sei que é a pessoa certa para obra certa”, acrescentou sobre o padre José Tolentino Mendonça, para quem “estar a servir” a Faculdade de Teologia é “realizar um serviço muito fecundo à Igreja e à sociedade”.

Aos 52 anos, o novo diretor da Faculdade de Teologia substitui o padre João Lourenço que desempenhou a função, pela segunda vez, desde 2011 e é também é especializado em Ciências Bíblicas.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o padre João Lourenço realça a “estabilização”, reconfirmação, ou “consolidação do período de adaptação a Bolonha”.

Segundo o sacerdote, existiu também o “esforço grande para aumentar a qualidade e quantidade da investigação”,  consolidando a faculdade “nos seus três centros” e estabelecendo metas através de um plano estratégico até 2021.

A FT tem a decorrer em Roma um processo de filiação de um Instituto Superior de Teologia em Angola que será “de desenvolvimento”.

“Mais do que memórias”, o padre João Lourenço destacou “empenhos e esforços importantes” e realçou ainda o Dia da Faculdade, que envolve “sinergias dos alunos, docentes, em momentos de partilha fecundos e oportunos”.

A abertura da Faculdade de Teologia aconteceu há 50 anos, a 4 de novembro de 1968, com os ciclos Propedêutico e Geral; além de Lisboa, está presente nos núcleos regionais de Braga e do Porto, desde 1987.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top