Agenda inclui visitas a um hospital e a uma prisão feminina, além de celebrações com o clero e com o Papa Francisco

Cidade do Panamá, 22 jan 2019 (Ecclesia) – A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi recebida esta segunda-feira, em clima de festa, por panamenhos, voluntários e peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Igreja de Lourdes, em Carrasquilla, Cidade do Panamá.

A agenda da visita, que se prolonga até dia 29, inclui visitas a um hospital e a uma prisão feminina, além de celebrações com o clero e com o Papa.

O arcebispo do Panamá, D. José Domingo Ulloa, colocou na imagem n.º 1 da Virgem Peregrina de Fátima o distintivo de segunda peregrina a inscrever-se no encontro; o primeiro inscrito foi o Papa Francisco.

Em declarações aos jornalistas, o responsável disse que esta visita é  um “privilégio” que transforma o Panamá num “santuário”.

“É como se todos os panamenses pudessem estar em Fátima”, referiu.

A chegada da imagem foi acompanhada pelo embaixador de Portugal na Cidade do Panamá, Pedro Pessoa e Costa, que falou à Agência ECCLESIA num “momento muito bonito” e destaca a “enorme devoção mariana” que tem visto no Panamá.

“Creio que a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima nas Jornadas Mundiais da Juventude simboliza o grande envolvimento de Portugal nesta organização”, acrescentou.

A embaixadora do Panamá em Portugal, Ilka Varela de Barés, mostrou-se “muito feliz” com esta visita, símbolo dos “laços da amizade” entre os dois países.

“Não há palavras para descrever a bênção que representa ter a Imagem de Nossa Senhora aqui no Panamá”, assinalou.

O Panamá é o primeiro país da América Central a acolher as JMJ, com a presença de Francisco a partir desta quarta-feira.

Hoje, a Imagem Peregrina sai em procissão em direção ao Parque Omar para ser colocada na Capela do Santíssimo; pelas 09h00 (14h00 em Lisboa) é celebrada a Missa de Abertura do Parque do Perdão, seguindo-se um momento de adoração permanente ante o Santíssimo com a Imagem Peregrina, custodiada pelas Missionárias da Caridade (congregação fundada pela santa Madre Teresa de Calcutá), os custódios da Reitoria do Santuário de Fátima e os custódios do Serviço Nacional Aéreo Naval (SENAN) do Panamá.

Entre quarta e sexta-feira, Imagem Peregrina estará no Parque do Perdão; no sábado, é recitado o Rosário, seguindo-se uma procissão de velas, na Vigília de Oração.

No domingo, dia em que se encerra a JMJ 2019, a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai estar junto ao altar, na Missa presidida pelo Papa Francisco.

O último momento celebrativo está marcado para a tarde 29 de janeiro, no Aeroporto Internacional de Tocumen, onde o padre Carlos Cabecinhas vai presidir a uma Missa de despedida.

PR/OC
Notícia atualizada às 12h30

JMJ 2019: Panamá recebe Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima (c/vídeo)

 

Imagem peregrina no Panamá

Partilhar:
Share