Porta-voz do episcopado sublinha que a iniciativa vai envolver todas as Dioceses do país

Foto: CML

 

Lisboa, 27 jan 2019 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reagiu hoje com “grande alegria” ao anúncio de que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai decorrer em 2022, na cidade de Lisboa.

O porta-voz do episcopado, padre Manuel Barbosa, destaca em comunicado que este é um acontecimento “em que a Igreja em Portugal, e de modo particular o Patriarcado de Lisboa, conta com o apoio da Presidência da República e a colaboração das entidades governamentais e autárquicas”.

“A JMJ vai envolver todas as Dioceses do país ao longo dos próximos três anos e meio na sua preparação, constando de encontros de oração, celebração e reflexão, e de inúmeros acontecimentos a nível religioso e cultural. Culminará nos últimos dias com a presença em Lisboa de centenas de milhares de jovens vindos de todo o mundo, em celebrações presididas pelo Santo Padre”, assinala o secretário da CEP.

A nova oficial deixa votos de que Jornada Mundial da Juventude em Portugal seja “um forte momento de graça para todos os jovens renovarem o dinamismo da sua vocação, respondendo ao convite de Jesus Cristo a serem autênticos discípulos missionários na vida da Igreja e da sociedade”.

Do Panamá, o bispo de Bragança-Miranda reagiu ao anúncio com uma mensagem enviada à Agência ECCLESIA pelo secretariado diocesano das Comunicações Sociais: “Com o Papa Francisco queremos ser servidores da alegria dos jovens que são o agora da Igreja e do mundo. Eis-me aqui! Faça-se segundo o Evangelho”.

O Vaticano anunciou hoje que a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2022 vai ser acolhida por Portugal, na cidade de Lisboa.

“A próxima Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Portugal”, disse o cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé).

A decisão foi recebida com uma salva de palmas pelas centenas de milhares de participantes na Missa conclusiva da JMJ 2019, que se iniciou esta terça-feira, na Cidade do Panamá.

OC

Partilhar:
Share