Empresa de Lousada restaurou também retábulo-mor e património integrado do monumento da UNESCO

Cidade do Panamá, 26 jan 2019 (Ecclesia) – O Papa vai consagrar hoje o altar da catedral-basílica do Panamá, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, após intervenção da empresa portuguesa Dalmática, que descobriu uma pintura mural com 20 metros de altura.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a empresa especializada em conservação e restauro do património informa que a descoberta de uma “enorme pintura mural com 20 metros de altura e 10 de largura” foi o que “mais notabilizou” a passagem dos seus técnicos pela catedral do Panamá, futura basílica.

A empresa portuguesa foi a responsável pela “intervenção de conservação do fresco” que tem “cerca de 250 anos de existência” e é a “primeira expressão artística” do monumento Património Mundial da UNESCO.

A catedral-basílica de Santa María La Antigua foi “profundamente intervencionada” e cerca de 20 técnicos portugueses desenvolveram trabalhos de conservação ao longo de todo o ano de 2018: retábulo-mor, retábulo lateral, monumento funerário, duas pinturas sobre tela, duas pias de água benta e a referida pintura mural.

“É uma grande honra para os portugueses saber que a nossa basílica, a nossa catedral basílica, foi restaurada pela Dalmática”, referiu Ilka Varela de Barés, embaixadora do Panamá em Lisboa, em entrevista à Agência ECCLESIA.

Depois de dois anos de trabalhos de restauro a igreja foi entregue pelo Governo panamense à Igreja Católica, em novembro de 2018.

A obra foi visitada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, e pelo presidente da República do Panamá, que convidou o congénere português Marcelo Rebelo de Sousa para participar na JMJ 2019, que começou esta terça-feira, um dia antes da chegada do Papa Francisco ao país da América Central.

A organização da Jornada Mundial da Juventude realça que a Basílica de Santa Maria la Antígua pertence à primeira diocese criada “em terra firme” no continente americano, depois da instituição de lugares de culto nas ilhas.

O novo altar que vai ser consagrado pelo Papa Francisco, às 09h15 (mais cinco horas em Lisboa), foi contruído a partir de mármore de Carrara, na Itália; a parte frontal apresenta a imagem de um pelicano com seus filhotes, como símbolo de Cristo.

“É uma honra o Santo Padre ter decidido consagrar este altar durante a sua visita ao Panamá para a Jornada Mundial da Juventude de 2019. É uma expressão de amor e respeito pela Igreja no Panamá”, disse o núncio apostólico no país, D. Miroslaw Adamczyk.

Na celebração também vão ter presentes as relíquias de três santos latino-americanos – Santa Rosa de Lima, São Óscar Arnulfo Romero, São Martinho de Porres – e do Papa São João Paulo II, que deu início à Jornada Mundial da Juventude, em 1986.

CB/OC

Panamá 2018

Estamos há 9 meses na Catedral do Panamá!#dalmáticanopanamá #Dalmáticanaméricalatina #latinoamerica #diplomacia #hardjob #sucesso #negocio #visao #verantes #chegarprimeiro #business #profissional #motivation #picoftheday #amazing #photooftheday #colorful #conservacao #restauro #restauration #restauración

Publicado por DALMÁTICA – Conservação e Restauro em Quarta-feira, 10 de outubro de 2018

 

Partilhar:
Share