Património: Coleção inédita vai dar a conhecer «mestres da arte cristã» em Portugal

Igreja Católica e Estado assinam protocolo de colaboração para divulgação de autores que deixaram marca em território nacional, a começar pelo escultor medieval Pero

Lisboa, 20 abr 2018 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica (SNBCI) e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) assinam hoje, em Coimbra, um protocolo de colaboração para dar a conhecer os ‘Mestres da Arte Cristã’ em Portugal.

Sandra Costa Saldanha, diretora do SNBCI, disse à Agência ECCLESIA que o projeto tem “vários anos”, tendo agora encontrado as condições para se concretizar.

“Pretende-se abordar os autores que, ao longo do tempo e nas diversas áreas – pintura, arquitetura, artes decorativas, etc. -, produziram predominantemente arte cristã, ou seja, que de alguma forma se constituíram como construtoras da arte cristã e da imagética devocional, no caso português”, precisa.

Na sessão que decorre no Museu Machado Castro, às 18h00, Francisco Pato de Macedo apresenta o primeiro livro dessa coleção, ’Pero – O mestre das imagens’, de Carla Varela Fernandes.

A autora do Instituto de Estudos Medievais refere à Agência ECCLESIA que Mestre Pero (c. 1300-1350), “traz consigo novos temas da arte cristã”, sendo visto como o responsável por uma revolução no panorama da escultura medieval.

“Ele é conhecido como o mestre das Virgens da Expectação, que nós chamamos ‘Virgens do Ó’, um culto que teve grande importância no século XIV e que era muito apreciado, sobretudo, pelas grávidas”, assinala a especialista.

Algumas destas imagens continuaram expostas ao culto dos fiéis “até hoje”, por força da devoção popular; outras estão deslocadas, em museus, perdendo o “contexto” original, pelo que o livro procura dar conta das “transformações do sentimento religioso” ao longo dos séculos.

Ao serviço da rainha Santa Isabel, Mestre Pero teve “muito sucesso” e chegou a uma clientela vasta e prestigiada, como os arcebispos de Braga e de Évora, uma princesa bizantina, nobres e muitos outros encomendadores.

Com este livro, pela primeira vez, a obra deste escultor é tratada como um todo, arriscando-se ainda um “provável itinerário artístico”, entre França e vários locais da Península Ibérica.

‘Mestres da Arte Cristã’ é um projeto editorial do SNBCI, desenvolvido em parceria com a DGPC.

Carla Varela Fernandes espera que a coleção traga “imensas surpresas” e ajude o público, em geral, a conhecer estes autores.

Sandra Costa Saldanha, por sua vez, adianta que o projeto vai incluir vários números, “com uma abrangência geográfica, cronológica e temática muitíssimo vasta”, com volumes de caráter essencialmente biográfico, procurando entender, na análise de cada autor, “os contributos que trouxe para a produção artística cristã, desde a Idade Média até à contemporaneidade”.

O património analisado está, em muitos casos, deslocado do seu contexto original e colocado sob a tutela da DGPC, pelo que seria “impossível” o SNCBI desenvolver um projeto desta natureza sem uma articulação com o Estado, tendo assim nascido esta colaboração.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top