Prisões: Igreja tem de «acordar» para o conhecimento e acompanhamento dos reclusos

Coordenador nacional pede maior acolhimento de quem cumpre penas na véspera do Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária

Aveiro, 07 fev 2019 (Ecclesia) – O coordenador nacional da pastoral Penitenciária disse hoje que as “comunidades e as dioceses têm de acordar” para a realidade das prisões em Portugal e fazer um trabalho “cristão” de acompanhamento e acolhimento.

“Desta paróquia quem vai sair brevemente? Desta comunidade quem está detido? O que vamos fazer, acompanhá-lo dentro e quando ele sair? Como o vamos acolher na paróquia? Isto é pastoral da Igreja. As comunidades e as dioceses têm de acordar para isto. Há um trabalho enorme a fazer e estão muito alheadas”, afirmou o padre João Gonçalves à Agência ECCLESIA na véspera do XIV Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária.

O responsável nacional afirma a “grande” responsabilidade que o sistema prisional tem, mas não exclusiva.

“Cada vez mais as comunidades, concretamente as paróquias, que são o espaço mais próximo de cada pessoa, tem responsabilidade em acolher e acompanhar quem está detido”, sublinha.

O encontro com início esta sexta-feira, em Fátima, convida assistentes espirituais e religiosos, colaboradores e voluntários, e profissionais do setor à partilha de boas práticas com vista a um trabalho

“A passagem de uma prisão tem de ser mesmo de passagem, ninguém tem raízes na prisão. Felizmente não há prisão perpétua em Portugal nem pena de morte, e queremos que no tempo em que a pessoa está detida se recomponha, e faça a passagem de «inferno» para uma ressurreição”, destaca o coordenador nacional.

A reunião acompanha o tema missionário que a Igreja em Portugal escolheu para marcar o ano.

Explica o padre João Gonçalves que deseja que também as pessoas reclusas se sintam “missionárias” umas das outras e que o trabalho que norteia a pastoral penitenciária seja “não apenas assistencialista” mas portadora de “boas notícias”.

LS

https://agencia.ecclesia.pt/portal/evento/igreja-prisoes-encontro-da-pastoral-penitenciaria-sobre-missao-todos-tudo-sempre/?instance_id=1514

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top