D. Anacleto Oliveira presidiu à Missa de Ramos e à procissão dos Passos, na cidade do Alto Minho

Viana do Castelo, 25 mar 2018 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Viana convidou os católicos do Alto Minho a viver a Semana Santa num clima de “gratidão”, num dia em que presidiu à Missa de Ramos e à procissão dos Passos nas ruas vianenses.

“É a vida dada por Deus em Jesus Cristo que celebraremos ao longo desta Semana. Este ano vivê-la-emos com particular entusiasmo na nossa Diocese, que celebra quarenta anos de existência sob o mote da gratidão. Convido, por isso, cada diocesano a fazer desta uma Semana de gratidão àqueles e, sobretudo, Àquele (Cristo) a quem esta Diocese deve a sua existência”, realçou, na homilia do Domingo de Ramos, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O prelado assinalou que, em Cristo, “a Cruz, mais do que a perda da vida, significa a dádiva da vida”.

A celebração dos Ramos, que marca o início da Semana Santa, decorreu na igreja da Misericórdia, no coração da cidade de Viana.

D. Anacleto Oliveira falou deste dia como um “pequeno-almoço espiritual” para a Semana Maior do catolicismo, “aquela em que os cristãos celebram os acontecimentos centrais da sua vida, os quais dão origem à sua condição de cristãos”.

Já na tarde de domingo, a cidade de Viana recebeu milhares de pessoas que participaram na Procissão de Passos, desde a Catedral do Alto Minho.

O bispo diocesano convidou todos a não serem “meros espectadores da Procissão, mas atores, comprometendo-se” com o que estavam a celebrar.

O tradicional ‘Sermão do Encontro’, na Praça da República, decorreu diante das imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores, vinda da igreja da Misericórdia.

“A nossa Diocese nasceu formal e juridicamente há quarenta anos, mas a sua verdadeira origem é muito anterior, pois está na Cruz de Cristo”, declarou D. Anacleto Oliveira.

Neste contexto, o responsável evocou duas figuras que inspiram a Diocese neste Ano Jubilar, os Beatos Paulo VI e Bartolomeu dos Mártires.

“Hoje somos Diocese também por aquilo que Deus fez através destes homens”, assinalou, numa intervenção divulgada pelo Secretariado Diocesano de Comunicação Social.

OC

Partilhar:
Share