Vida Consagrada: Peregrinação da Família Espiritana levou milhares ao santuário de Fátima

Iniciativa marcada pela comemoração dos 150 anos da chegada da congregação a Portugal

Fátima, 06 jul 2016 (Ecclesia) – A peregrinação deste ano da Família Espiritana ao Santuário de Fátima congregou milhares de pessoas para uma iniciativa que pretendeu também assinalar os 150 anos da chegada da congregação a Portugal.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a iniciativa teve como tema “Aliar a Missão à Misericórdia” e foi presidida por D. Teodoro Tavares, bispo espiritano de Ponta de Pedras, da Amazónia, Brasil.

Aquele responsável católico aproveitou a ocasião para sublinhar “a importância de os cristãos serem, como pede Papa Francisco, uma Igreja em saída, aberta e acolhedora”.

O bispo brasileiro “teceu um rasgado elogio aos jovens presentes, incentivando-os a dar a sua vida pela missão”.

A peregrinação, que decorreu entre os dias 2 e 3 de julho, foi marcada por vários momentos de partilha e testemunho, a começar pelo próprio D. Teodoro Tavares, que partilhou com os participantes “a sua experiência missionária, primeiro em Tefé (Amazónia), depois em Belém do Pará (como bispo auxiliar) e agora em Ponta de Pedras”.

“É uma diocese pobre, mas muito rica em dinamismo missionário”, destacou o prelado.

Outro testemunho chegou do padre João David, que deu conta do seu trabalho junto das “periferias da grande cidade do México, onde é formador de futuros espiritanos e responsável pastoral por uma comunidade cristã”.

Destaque ainda para uma vigília na Basílica de Fátima, animada pelos Jovens Sem Fronteiras, em que “foram lembradas diversas situações missionárias por esse mundo além, e escutaram-se textos da bíblia e do magistério dos últimos Papas”.

A celebração terminou “com a bênção do Santíssimo e o envio em Missão”.

Ao longo da peregrinação ficaram apresentados alguns projetos de voluntariado que a Família Espiritana vai promover durante os meses de verão, “um na Guiné Bissau e dois em Angola”.

Em setembro, mais concretamente no dia 8, arrancam oficialmente as comemorações do jubileu dos 150 anos da chegada da congregação a Portugal.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top