Padre Tony Neves fala em desafio numa área fundamental para o mundo contemporâneo

Fátima, 06 set 2018 (Ecclesia) – O padre Tony Neves, religioso espiritano, é o novo responsável pela coordenação do serviço da “Justiça, Paz e Integridade da criação”, na congregação.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o antigo provincial dos espiritanos em Portugal destaca que esta é uma área que integra as suas “preocupações” e formação académica.

“Irei para Roma, coordenando a partir daí as nossas dinâmicas de justiça, paz, desenvolvimento e ecologia”, precisa o padre Tony Neves.

Os Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) estão presentes em 70 países, “muitos deles marcados por guerras, por violência, por pobreza extrema, por atentados ecológicos gravíssimos”, assinala o religioso português.

“A nossa missão nessas áreas é uma missão importante”, acrescenta, tendo em mente as “grandes linhas” que o Papa Francisco tem definido para estas áreas.

Para o padre Tony Neves, perante questões globais, é “normal” que uma congregação presente nos cinco continentes “tenha esta preocupação de coordenar iniciativas”.

“Que os exemplos bons possam chegar a outras circunscrições, para que sejam inspiradores; também que os insucessos de pastoral, nestas áreas tão delicadas, possam servir de aviso para outros locais no resto do mundo”, deseja.

O sacerdote desejava regressar a uma “linha da frente de missão”, após ter sido provincial em Portugal, mas o superior geral dos Espiritanos sublinhou, ao nomeá-lo para o novo cargo, que “não existe uma linha tão da frente como esta, um trabalho de ponta, tudo o que tem a ver com justiça, paz, direitos humanos, ecologia”.

O padre Pedro Fernandes, superior provincial em Portugal, agradece ao seu antecessor os “muitos serviços que ao longo de todos estes anos tem prestado à congregação”, deixando um “abraço de muita gratidão pelo que ele é”.

A Congregação dos Missionários do Espírito Santo celebrou, em 2017, 150 anos de presença da em Portugal, que atualmente inclui diversos movimentos laicais de cariz missionário.

PR/OC

Partilhar:
Share