Viseu: Acólitos chamados ao «serviço da misericórdia»

Viseu, 23 fev 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu promoveu o Encontro Diocesano de Acólitos, por iniciativa do respetivo serviço e da Pastoral Vocacional, com o tema ‘Os Acólitos, ao Serviço da Misericórdia’.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Serviço Diocesano de Acólitos informa que na Eucaristia, D. Ilídio Pinto Leandro disse aos acólitos que eram uns privilegiados porque sempre que serviam ao Altar, “viam de perto a transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Jesus”.

Antes da Eucaristia, na Sé de Viseu, os acólitos recordaram o seu batismo e entraram em procissão pela Porta Santa

O EDA 2016 – Encontro Diocesano de Acólitos de Viseu começou com um momento de reflexão apresentada pelo padre António Jorge, o reitor do Seminário Maior. 

À tarde, o programa desafiou os cerca de 150 acólitos a percorrerem a ‘Rota da Misericórdia’, através de um peddy paper, dando “vida à Quinta do Seminário”, onde tinham disponíveis sacerdotes para poderem “saborear o (re)encontro com Cristo através do Sacramento da Reconciliação”.

A meio da tarde, com a colaboração e animação do Grupo Cantus Fraternus,de Fornos de Algodres, os cerca de 150 Acólitos presentes caminharam alegremente pelas ruas da cidade rumo à Sé, onde nos esperava o Bispo Diocesano para a Celebração Eucarística.

Este encontro, no Ano Santo da Misericórdia, foi preparado pela organização para que os acólitos pudessem receber a indulgência do Jubileu: “Celebrar o Sacramento da Reconciliação; peregrinação rumo à Porta Santa; Celebração da Eucaristia; refletir sobre a Misericórdia de Deus e rezar a Profissão de Fé e pelas intenções do Papa”.

O Encontro Diocesano dos Acólitos de Viseu realizado no dia 20 de fevereiro contou com a presença de um membro do Serviço Nacional de Acólitos, o padre Carlos Martins, da Diocese de Viana do Castelo.

Na agenda já ficou agendado o EDA 2017, que se vai realizar também em Viseu, a 18 de fevereiro, dia de São Teotónio, o padroeiro da diocese viseense, informa no comunicado o responsável diocesano dos acólitos, Pedro Miguel.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top